A prática pedagógica no 5º ano do ensino fundamental: relatório reflexivo de estágio supervisionado

O presente trabalho aborda o relato reflexivo da prática pedagógica vivenciada por mim, enquanto aluna da disciplina: “Atividade Especial Coletiva -Estágio Supervisionado de Formação de professores II”, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental, situada em uma escola estadual da rede pública de ens...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Fernanda Lima de
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42495
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Descrição
Resumo:O presente trabalho aborda o relato reflexivo da prática pedagógica vivenciada por mim, enquanto aluna da disciplina: “Atividade Especial Coletiva -Estágio Supervisionado de Formação de professores II”, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental, situada em uma escola estadual da rede pública de ensino localizada em Natal- RN.O estágio supervisionado é um pressuposto importante na vida acadêmica do estudante de Pedagogia, uma vez que, oportuniza a este a pôr em prática todos os conhecimentos aprendidos na literatura acadêmica, exigindo a busca constante de subsídios para uma boa prática de ensino, na perspectiva de oferecer as condições necessárias para que a aprendizagem se dê de forma satisfatória aos futuros alunos. Nesse sentido, o presente estágio foi dividido em duas partes - observação e regência de aulas. Na observação foi feito o diagnóstico da escola, de seus ambientes, funcionários, professores e alunos. Como também, o diagnóstico descritivo, caracterizando a realidade escolar, como, estrutura física, caracterização socioeconômica da comunidade, perfil da coordenação pedagógica, entre outros. Nessa mesma etapa, fui dirigida a sala de aula onde iria fazer o estágio. E tive a oportunidade de observar a prática de ensino do professor, entender como se dava a dinâmica da sala, observar como era sua organização interna e a relação estabelecida entre o professor e os alunos.Na segunda parte do estágio, configurada pela regência, fomos orientadas, eu e minha colega parceira no estágio, a dar continuidade a proposta de trabalho do professor titular da sala, contida dentro do projeto “Brinquedos e Brincadeiras” elaborado por ele. Assim, foram planejadas atividades interdisciplinares que envolviam a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Educação Física dentro do projeto, que contemplaram os dez dias de regência.