(In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I

This paper aims to reflect on the problem of (in) discipline in the school context , in view of the conflict that it can generate for the exercise of teaching , as well as draw attention to the role of the teacher as co-agent of the students during the construction of discipline in the classroom . T...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Cleiton de
Outros Autores: Dantas, Soraneide Soares
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42486
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42486
record_format dspace
spelling ri-123456789-424862021-10-05T14:56:39Z (In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I School (In) discipline: a case study in 5 of year Fundamental Education I Medeiros, Cleiton de Dantas, Soraneide Soares Azevedo, Crislane Barbosa de Oliveira, Maria da Paz Siqueira de Disciplina Indisciplina Autoridade Docência Educação This paper aims to reflect on the problem of (in) discipline in the school context , in view of the conflict that it can generate for the exercise of teaching , as well as draw attention to the role of the teacher as co-agent of the students during the construction of discipline in the classroom . The study was conducted in classes of 5th grade of elementary school , the Escola Municipal Professor Ulisses de Góis , located in the Nova Descoberta neighborhood in Natal, RN. This is a case study that was conducted by the account of my experience in the classroom, being used for the collection and description of the information to semi-structured interviews , graphics and theoretical support , whose goal is to expand the dialogue on the reality of school (in) discipline in context within the teacher-student interaction . The results indicate the importance of analyzing the aspects that interfere with school discipline and factors inherent in the problem under study. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o problema da (in)disciplina no contexto escolar, tendo em vista o conflito que ele pode gerar durante o exercício da docência, como também alertar para o papel do docente como coagente dos discentes durante a construção da disciplina em sala de aula. O estudo foi realizado nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, localizada no bairro de Nova Descoberta, em Natal, RN. Trata-se de um estudo de caso que foi realizado através do relato da minha vivência em sala de aula, sendo utilizado para coleta e descrição das informações a entrevista semiestruturada, gráficos e respaldo teórico, cuja meta é ampliar o diálogo sobre a realidade da (in) disciplina escolar de maneira contextualizada dentro da interação professor-aluno. Os resultados indicam a importância de analisar os aspectos que interferem na disciplina escolar e os fatores inerentes ao problema em estudo. 2016-07-12T21:50:33Z 2021-10-05T14:56:38Z 2016-07-12T21:50:33Z 2021-10-05T14:56:38Z 2016-05-31 bachelorThesis 2012957770 MEDEIROS, Cleiton de. (In) Disciplina: Um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42486 pt_BR openAccess An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Disciplina
Indisciplina
Autoridade
Docência
Educação
spellingShingle Disciplina
Indisciplina
Autoridade
Docência
Educação
Medeiros, Cleiton de
(In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I
description This paper aims to reflect on the problem of (in) discipline in the school context , in view of the conflict that it can generate for the exercise of teaching , as well as draw attention to the role of the teacher as co-agent of the students during the construction of discipline in the classroom . The study was conducted in classes of 5th grade of elementary school , the Escola Municipal Professor Ulisses de Góis , located in the Nova Descoberta neighborhood in Natal, RN. This is a case study that was conducted by the account of my experience in the classroom, being used for the collection and description of the information to semi-structured interviews , graphics and theoretical support , whose goal is to expand the dialogue on the reality of school (in) discipline in context within the teacher-student interaction . The results indicate the importance of analyzing the aspects that interfere with school discipline and factors inherent in the problem under study.
author2 Dantas, Soraneide Soares
author_facet Dantas, Soraneide Soares
Medeiros, Cleiton de
format bachelorThesis
author Medeiros, Cleiton de
author_sort Medeiros, Cleiton de
title (In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I
title_short (In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I
title_full (In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I
title_fullStr (In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed (In) Disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental I
title_sort (in) disciplina escolar: um estudo de caso no 5º ano do ensino fundamental i
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42486
work_keys_str_mv AT medeiroscleitonde indisciplinaescolarumestudodecasono5oanodoensinofundamentali
AT medeiroscleitonde schoolindisciplineacasestudyin5ofyearfundamentaleducationi
_version_ 1773957909046099968