A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
O presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42482 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42482 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424822021-10-05T14:56:26Z A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça Maria Estela Costa Holanda Campelo Fernandes, Ambrosiana da Silva Gomes, Mariana Soares Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Letramento O presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de alguns professores. Sendo assim a nossa pesquisa tem como objetivo investigar, sob a perspectiva de professores da EJA, dificuldades docentes da prática pedagógica de alfabetizar letrando. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário. Os sujeitos do trabalho foram três professores alfabetizadores de jovens e adultos que atuam em uma escola do sistema municipal de educação, de Natal-RN. Para as nossas análises , transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Lüdke e André (1986); Ferreiro (1992); Bogdan e Biklen (1984) Oliveira (1999) Freire (1996) Pinheiro (2011) Weisz (2001); Soares (2004); Leal (2005); Albuquerque (2006); Campelo (2011); Vieira; Lopes (2011); entre outros autores. Com base em princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), surgiu um grande tema: Dificuldades Docentes de Alfabetizar letrando Jovens e Adultos na EJA, com quatro categorias 1) Dificuldades Docentes perceptíveis dos professores; 2) Causas das Dificuldades Docentes; 3) Estratégia de superação das dificuldades; 4)Necessidades Formativas dos professores. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que os professores apesar das dificuldades vivenciadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando, buscam trazer práticas inovadoras para a sala de aula. 2016-05-13T19:13:52Z 2021-10-05T14:56:26Z 2016-05-13T19:13:52Z 2021-10-05T14:56:26Z 2015-12-16 bachelorThesis 2011001574 MOURA, Clara Viviane Marques de Macedo. A prática pedagógica de alfabetizar letrando no EJA sob a perspectiva do docente. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42482 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Letramento |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Letramento Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente |
description |
O presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de alguns professores. Sendo assim a nossa pesquisa tem como objetivo investigar, sob a perspectiva de professores da EJA, dificuldades docentes da prática pedagógica de alfabetizar letrando. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário. Os sujeitos do trabalho foram três professores alfabetizadores de jovens e adultos que atuam em uma escola do sistema municipal de educação, de Natal-RN. Para as nossas análises , transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Lüdke e André (1986); Ferreiro (1992); Bogdan e Biklen (1984) Oliveira (1999) Freire (1996) Pinheiro (2011) Weisz (2001); Soares (2004); Leal (2005); Albuquerque (2006); Campelo (2011); Vieira; Lopes (2011); entre outros autores. Com base em princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), surgiu um grande tema: Dificuldades Docentes de Alfabetizar letrando Jovens e Adultos na EJA, com quatro categorias 1) Dificuldades Docentes perceptíveis dos professores; 2) Causas das Dificuldades Docentes; 3) Estratégia de superação das dificuldades; 4)Necessidades Formativas dos professores. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que os professores apesar das dificuldades vivenciadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando, buscam trazer práticas inovadoras para a sala de aula. |
author2 |
Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça |
author_facet |
Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo |
format |
bachelorThesis |
author |
Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo |
author_sort |
Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo |
title |
A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente |
title_short |
A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente |
title_full |
A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente |
title_fullStr |
A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente |
title_sort |
prática pedagógica de alfabetizar letrando na eja sob a perspectiva do docente |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42482 |
work_keys_str_mv |
AT mouraclaravivianemarquesdemacedo apraticapedagogicadealfabetizarletrandonaejasobaperspectivadodocente AT mouraclaravivianemarquesdemacedo praticapedagogicadealfabetizarletrandonaejasobaperspectivadodocente |
_version_ |
1773962032947658752 |