A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente

O presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo
Outros Autores: Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42482
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42482
record_format dspace
spelling ri-123456789-424822021-10-05T14:56:26Z A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça Maria Estela Costa Holanda Campelo Fernandes, Ambrosiana da Silva Gomes, Mariana Soares Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Letramento O presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de alguns professores. Sendo assim a nossa pesquisa tem como objetivo investigar, sob a perspectiva de professores da EJA, dificuldades docentes da prática pedagógica de alfabetizar letrando. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário. Os sujeitos do trabalho foram três professores alfabetizadores de jovens e adultos que atuam em uma escola do sistema municipal de educação, de Natal-RN. Para as nossas análises , transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Lüdke e André (1986); Ferreiro (1992); Bogdan e Biklen (1984) Oliveira (1999) Freire (1996) Pinheiro (2011) Weisz (2001); Soares (2004); Leal (2005); Albuquerque (2006); Campelo (2011); Vieira; Lopes (2011); entre outros autores. Com base em princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), surgiu um grande tema: Dificuldades Docentes de Alfabetizar letrando Jovens e Adultos na EJA, com quatro categorias 1) Dificuldades Docentes perceptíveis dos professores; 2) Causas das Dificuldades Docentes; 3) Estratégia de superação das dificuldades; 4)Necessidades Formativas dos professores. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que os professores apesar das dificuldades vivenciadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando, buscam trazer práticas inovadoras para a sala de aula. 2016-05-13T19:13:52Z 2021-10-05T14:56:26Z 2016-05-13T19:13:52Z 2021-10-05T14:56:26Z 2015-12-16 bachelorThesis 2011001574 MOURA, Clara Viviane Marques de Macedo. A prática pedagógica de alfabetizar letrando no EJA sob a perspectiva do docente. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42482 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Letramento
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Letramento
Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo
A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
description O presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de alguns professores. Sendo assim a nossa pesquisa tem como objetivo investigar, sob a perspectiva de professores da EJA, dificuldades docentes da prática pedagógica de alfabetizar letrando. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário. Os sujeitos do trabalho foram três professores alfabetizadores de jovens e adultos que atuam em uma escola do sistema municipal de educação, de Natal-RN. Para as nossas análises , transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Lüdke e André (1986); Ferreiro (1992); Bogdan e Biklen (1984) Oliveira (1999) Freire (1996) Pinheiro (2011) Weisz (2001); Soares (2004); Leal (2005); Albuquerque (2006); Campelo (2011); Vieira; Lopes (2011); entre outros autores. Com base em princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), surgiu um grande tema: Dificuldades Docentes de Alfabetizar letrando Jovens e Adultos na EJA, com quatro categorias 1) Dificuldades Docentes perceptíveis dos professores; 2) Causas das Dificuldades Docentes; 3) Estratégia de superação das dificuldades; 4)Necessidades Formativas dos professores. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que os professores apesar das dificuldades vivenciadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando, buscam trazer práticas inovadoras para a sala de aula.
author2 Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça
author_facet Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça
Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo
format bachelorThesis
author Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo
author_sort Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo
title A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
title_short A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
title_full A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
title_fullStr A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
title_full_unstemmed A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente
title_sort prática pedagógica de alfabetizar letrando na eja sob a perspectiva do docente
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42482
work_keys_str_mv AT mouraclaravivianemarquesdemacedo apraticapedagogicadealfabetizarletrandonaejasobaperspectivadodocente
AT mouraclaravivianemarquesdemacedo praticapedagogicadealfabetizarletrandonaejasobaperspectivadodocente
_version_ 1773962032947658752