A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso

Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, bus...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Natália Pereira de
Outros Autores: Ramalho, Betânia Leite
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42479
record_format dspace
spelling ri-123456789-424792021-10-05T14:56:16Z A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso Medeiros, Natália Pereira de Ramalho, Betânia Leite Silcia Soares Farias Silva Ramalho, Betânia Leite Silva, Silcia Soares Farias Educação em Direitos Humanos Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Ensino Religioso Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, buscou destacar no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) seus fundamentos, princípios, objetivos e metas a serem implementadas no eixo da Educação Básica; identificar e analisar como a EDH se faz presente no Documento Curricular da SEEC/RN (Ensino Fundamental) nas linhas de orientação para o Ensino Religioso; e revelar as potencialidades da EDH como eixo fundamental para o Ensino Religioso. Esse estudo, feito no ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória realizada, constatamos que princípios da educação em direitos humanos perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular como também o componente curricular Ensino Religioso, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional. 2020-02-06T14:54:27Z 2021-10-05T14:56:16Z 2020-02-06T14:54:27Z 2021-10-05T14:56:16Z 2019-12-03 bachelorThesis 20155136514 MEDEIROS, Natália Pereira de. A Educação em Direitos Humanos no Documento Curricular da SEEC/RN: as contribuições do Ensino Religioso. 2019. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação em Direitos Humanos
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos;
Ensino Religioso
spellingShingle Educação em Direitos Humanos
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos;
Ensino Religioso
Medeiros, Natália Pereira de
A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
description Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, buscou destacar no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) seus fundamentos, princípios, objetivos e metas a serem implementadas no eixo da Educação Básica; identificar e analisar como a EDH se faz presente no Documento Curricular da SEEC/RN (Ensino Fundamental) nas linhas de orientação para o Ensino Religioso; e revelar as potencialidades da EDH como eixo fundamental para o Ensino Religioso. Esse estudo, feito no ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória realizada, constatamos que princípios da educação em direitos humanos perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular como também o componente curricular Ensino Religioso, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional.
author2 Ramalho, Betânia Leite
author_facet Ramalho, Betânia Leite
Medeiros, Natália Pereira de
format bachelorThesis
author Medeiros, Natália Pereira de
author_sort Medeiros, Natália Pereira de
title A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
title_short A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
title_full A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
title_fullStr A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
title_full_unstemmed A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
title_sort educação em direitos humanos no documento curricular da seec/rn: as contribuições do ensino religioso
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479
work_keys_str_mv AT medeirosnataliapereirade aeducacaoemdireitoshumanosnodocumentocurriculardaseecrnascontribuicoesdoensinoreligioso
AT medeirosnataliapereirade educacaoemdireitoshumanosnodocumentocurriculardaseecrnascontribuicoesdoensinoreligioso
_version_ 1773965775143436288