A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, bus...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42479 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424792021-10-05T14:56:16Z A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso Medeiros, Natália Pereira de Ramalho, Betânia Leite Silcia Soares Farias Silva Ramalho, Betânia Leite Silva, Silcia Soares Farias Educação em Direitos Humanos Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Ensino Religioso Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, buscou destacar no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) seus fundamentos, princípios, objetivos e metas a serem implementadas no eixo da Educação Básica; identificar e analisar como a EDH se faz presente no Documento Curricular da SEEC/RN (Ensino Fundamental) nas linhas de orientação para o Ensino Religioso; e revelar as potencialidades da EDH como eixo fundamental para o Ensino Religioso. Esse estudo, feito no ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória realizada, constatamos que princípios da educação em direitos humanos perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular como também o componente curricular Ensino Religioso, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional. 2020-02-06T14:54:27Z 2021-10-05T14:56:16Z 2020-02-06T14:54:27Z 2021-10-05T14:56:16Z 2019-12-03 bachelorThesis 20155136514 MEDEIROS, Natália Pereira de. A Educação em Direitos Humanos no Documento Curricular da SEEC/RN: as contribuições do Ensino Religioso. 2019. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação em Direitos Humanos Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Ensino Religioso |
spellingShingle |
Educação em Direitos Humanos Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Ensino Religioso Medeiros, Natália Pereira de A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso |
description |
Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, buscou destacar no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) seus fundamentos, princípios, objetivos e metas a serem implementadas no eixo da Educação Básica; identificar e analisar como a EDH se faz presente no Documento Curricular da SEEC/RN (Ensino Fundamental) nas linhas de orientação para o Ensino Religioso; e revelar as potencialidades da EDH como eixo fundamental para o Ensino Religioso. Esse estudo, feito no ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória realizada, constatamos que princípios da educação em direitos humanos perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular como também o componente curricular Ensino Religioso, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional. |
author2 |
Ramalho, Betânia Leite |
author_facet |
Ramalho, Betânia Leite Medeiros, Natália Pereira de |
format |
bachelorThesis |
author |
Medeiros, Natália Pereira de |
author_sort |
Medeiros, Natália Pereira de |
title |
A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso |
title_short |
A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso |
title_full |
A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso |
title_fullStr |
A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso |
title_full_unstemmed |
A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso |
title_sort |
educação em direitos humanos no documento curricular da seec/rn: as contribuições do ensino religioso |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosnataliapereirade aeducacaoemdireitoshumanosnodocumentocurriculardaseecrnascontribuicoesdoensinoreligioso AT medeirosnataliapereirade educacaoemdireitoshumanosnodocumentocurriculardaseecrnascontribuicoesdoensinoreligioso |
_version_ |
1773965775143436288 |