A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, bus...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42479 |
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Resumo: | Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, buscou destacar no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) seus fundamentos, princípios, objetivos e metas a serem implementadas no eixo da Educação Básica; identificar e analisar como a EDH se faz presente no Documento Curricular da SEEC/RN (Ensino Fundamental) nas linhas de orientação para o Ensino Religioso; e revelar as potencialidades da EDH como eixo fundamental para o Ensino Religioso. Esse estudo, feito no ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória realizada, constatamos que princípios da educação em direitos humanos perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular como também o componente curricular Ensino Religioso, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional. |
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