Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida

Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a pr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Janaína Arruda de
Outros Autores: Azevedo, Alessandro Augusto de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42468
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42468
record_format dspace
spelling ri-123456789-424682021-10-05T14:55:40Z Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida Oliveira, Janaína Arruda de Azevedo, Alessandro Augusto de Azevedo, Alessandro Augusto de Sampaio, Marisa Narciso Costa, Gilberto Ferreira EJA Práticas Pedagógicas Memórias de vida Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a prática pedagógica docente. Ademais, pela importância que representa para estudos a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando que apresenta narrativa descritivo- reflexiva de uma prática desenvolvida em uma turma de tal modalidade. A vivência relatada ocorreu no primeiro semestre letivo de 2019, para cumprimento de atividade prevista em ementa da disciplina de estágio curricular obrigatório, se constituindo de aulas desenvolvidas e permeadas pela temática das “Memórias pessoais dos educandos”, na perspectiva de produzir junto aos estudantes desta modalidade processos de ensino-aprendizagem que priorizassem a formação critica e reflexiva e respeitasse os conhecimentos culturais e sociais já adquiridos nas vivências cotidianas destes sujeitos. O trabalho em sala se organizou metodologicamente a partir de aulas expositivo-dialogadas, processos de pesquisa coletiva e dinâmicas em grupos e/ou em duplas. São suas principais referenciais teóricas: Paulo Freire, Antoni Zabala, Lev Vygotsky, Miguel Arroyo e Antônio Marcuschi. Como resultado, ao fim das práticas, foi possível observar que os alunos se envolveram majoritariamente nas discussões desenvolvidas em sala de aula; desenvolveram pequenas produções textuais autonomamente; passaram a se comunicar com menor inibição; construíram coletivamente a distinção entre “lembrança” e “memória”; expressaram coletivamente algumas lembranças e analisaram o papel dessas nos sujeitos que são hoje. 2020-02-06T14:46:11Z 2021-10-05T14:55:40Z 2020-02-06T14:46:11Z 2021-10-05T14:55:40Z 2019-12-04 bachelorThesis 20160148964 OLIVEIRA, Janaína Arruda de. Educação de jovens e adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida. 2019. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42468 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic EJA
Práticas Pedagógicas
Memórias de vida
Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle EJA
Práticas Pedagógicas
Memórias de vida
Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos
Oliveira, Janaína Arruda de
Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
description Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a prática pedagógica docente. Ademais, pela importância que representa para estudos a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando que apresenta narrativa descritivo- reflexiva de uma prática desenvolvida em uma turma de tal modalidade. A vivência relatada ocorreu no primeiro semestre letivo de 2019, para cumprimento de atividade prevista em ementa da disciplina de estágio curricular obrigatório, se constituindo de aulas desenvolvidas e permeadas pela temática das “Memórias pessoais dos educandos”, na perspectiva de produzir junto aos estudantes desta modalidade processos de ensino-aprendizagem que priorizassem a formação critica e reflexiva e respeitasse os conhecimentos culturais e sociais já adquiridos nas vivências cotidianas destes sujeitos. O trabalho em sala se organizou metodologicamente a partir de aulas expositivo-dialogadas, processos de pesquisa coletiva e dinâmicas em grupos e/ou em duplas. São suas principais referenciais teóricas: Paulo Freire, Antoni Zabala, Lev Vygotsky, Miguel Arroyo e Antônio Marcuschi. Como resultado, ao fim das práticas, foi possível observar que os alunos se envolveram majoritariamente nas discussões desenvolvidas em sala de aula; desenvolveram pequenas produções textuais autonomamente; passaram a se comunicar com menor inibição; construíram coletivamente a distinção entre “lembrança” e “memória”; expressaram coletivamente algumas lembranças e analisaram o papel dessas nos sujeitos que são hoje.
author2 Azevedo, Alessandro Augusto de
author_facet Azevedo, Alessandro Augusto de
Oliveira, Janaína Arruda de
format bachelorThesis
author Oliveira, Janaína Arruda de
author_sort Oliveira, Janaína Arruda de
title Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
title_short Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
title_full Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
title_sort educação de jovens e adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42468
work_keys_str_mv AT oliveirajanainaarrudade educacaodejovenseadultoseotrabalhocommemoriasrelatodeumaexperienciavivida
_version_ 1773967509424177152