Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida
Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a pr...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42468 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42468 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424682021-10-05T14:55:40Z Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida Oliveira, Janaína Arruda de Azevedo, Alessandro Augusto de Azevedo, Alessandro Augusto de Sampaio, Marisa Narciso Costa, Gilberto Ferreira EJA Práticas Pedagógicas Memórias de vida Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a prática pedagógica docente. Ademais, pela importância que representa para estudos a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando que apresenta narrativa descritivo- reflexiva de uma prática desenvolvida em uma turma de tal modalidade. A vivência relatada ocorreu no primeiro semestre letivo de 2019, para cumprimento de atividade prevista em ementa da disciplina de estágio curricular obrigatório, se constituindo de aulas desenvolvidas e permeadas pela temática das “Memórias pessoais dos educandos”, na perspectiva de produzir junto aos estudantes desta modalidade processos de ensino-aprendizagem que priorizassem a formação critica e reflexiva e respeitasse os conhecimentos culturais e sociais já adquiridos nas vivências cotidianas destes sujeitos. O trabalho em sala se organizou metodologicamente a partir de aulas expositivo-dialogadas, processos de pesquisa coletiva e dinâmicas em grupos e/ou em duplas. São suas principais referenciais teóricas: Paulo Freire, Antoni Zabala, Lev Vygotsky, Miguel Arroyo e Antônio Marcuschi. Como resultado, ao fim das práticas, foi possível observar que os alunos se envolveram majoritariamente nas discussões desenvolvidas em sala de aula; desenvolveram pequenas produções textuais autonomamente; passaram a se comunicar com menor inibição; construíram coletivamente a distinção entre “lembrança” e “memória”; expressaram coletivamente algumas lembranças e analisaram o papel dessas nos sujeitos que são hoje. 2020-02-06T14:46:11Z 2021-10-05T14:55:40Z 2020-02-06T14:46:11Z 2021-10-05T14:55:40Z 2019-12-04 bachelorThesis 20160148964 OLIVEIRA, Janaína Arruda de. Educação de jovens e adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida. 2019. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42468 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
EJA Práticas Pedagógicas Memórias de vida Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
EJA Práticas Pedagógicas Memórias de vida Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos Oliveira, Janaína Arruda de Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
description |
Este trabalho se propõe a relatar e refletir sobre uma prática educativa desenvolvida, durante o período de graduação em Pedagogia, em uma escola da rede pública da cidade de Natal/RN. O trabalho se justifica por oferecer possibilidade de reflexão teórico-metodológica dos processos que envolvem a prática pedagógica docente. Ademais, pela importância que representa para estudos a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando que apresenta narrativa descritivo- reflexiva de uma prática desenvolvida em uma turma de tal modalidade. A vivência relatada ocorreu no primeiro semestre letivo de 2019, para cumprimento de atividade prevista em ementa da disciplina de estágio curricular obrigatório, se constituindo de aulas desenvolvidas e permeadas pela temática das “Memórias pessoais dos educandos”, na perspectiva de produzir junto aos estudantes desta modalidade processos de ensino-aprendizagem que priorizassem a formação critica e reflexiva e respeitasse os conhecimentos culturais e sociais já adquiridos nas vivências cotidianas destes sujeitos. O trabalho em sala se organizou metodologicamente a partir de aulas expositivo-dialogadas, processos de pesquisa coletiva e dinâmicas em grupos e/ou em duplas. São suas principais referenciais teóricas: Paulo Freire, Antoni Zabala, Lev Vygotsky, Miguel Arroyo e Antônio Marcuschi. Como resultado, ao fim das práticas, foi possível observar que os alunos se envolveram majoritariamente nas discussões desenvolvidas em sala de aula; desenvolveram pequenas produções textuais autonomamente; passaram a se comunicar com menor inibição; construíram coletivamente a distinção entre “lembrança” e “memória”; expressaram coletivamente algumas lembranças e analisaram o papel dessas nos sujeitos que são hoje. |
author2 |
Azevedo, Alessandro Augusto de |
author_facet |
Azevedo, Alessandro Augusto de Oliveira, Janaína Arruda de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Janaína Arruda de |
author_sort |
Oliveira, Janaína Arruda de |
title |
Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
title_sort |
educação de jovens e adultos e o trabalho com memórias: relato de uma experiência vivida |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42468 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirajanainaarrudade educacaodejovenseadultoseotrabalhocommemoriasrelatodeumaexperienciavivida |
_version_ |
1773967509424177152 |