Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental

Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Carlos Batista de
Outros Autores: Andrade, João Maria Valença de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42456
record_format dspace
spelling ri-123456789-424562021-10-05T14:55:04Z Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental Oliveira, Carlos Batista de Andrade, João Maria Valença de Thomé, Renata Viana de Barros Dantas, Soraneide Soares Cidadania Educação Planejamento pedagógico Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e argumentar sobre as ações pedagógicas realizadas durante no período de 05/08/2014 a 12/11/2014. Nos propomos a relatar e discutir as práticas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, as reuniões de formação e de orientação da professora supervisora e, também, as intervenções em sala de aula. Nestas, abordamos assuntos relacionados à cidadania e os valores (a gentileza e o respeito), a inclusão social, a preservação ambiental, o uso racional da água e da energia elétrica.Desta forma, estimulamos a amizade e o melhor relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, fortalecendo os princípios de igualdade e companheirismo em sala de aula e fora dela. Além disso, tratamos os conteúdos de forma a reafirmar a importância da cidadania e do ser cidadão. Estas reflexões nos servirão para analisar, rever e aperfeiçoar nossas práticas e o trabalho em grupo no ensino fundamental. 2016-06-02T16:43:37Z 2021-10-05T14:55:04Z 2016-06-02T16:43:37Z 2021-10-05T14:55:04Z 2015-12-14 bachelorThesis 2011062515 OLIVEIRA, Carlos Batista de. Práticas de cidadania e o trabalho em grupo de ensino fundamental. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Cidadania
Educação
Planejamento pedagógico
spellingShingle Cidadania
Educação
Planejamento pedagógico
Oliveira, Carlos Batista de
Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
description Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e argumentar sobre as ações pedagógicas realizadas durante no período de 05/08/2014 a 12/11/2014. Nos propomos a relatar e discutir as práticas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, as reuniões de formação e de orientação da professora supervisora e, também, as intervenções em sala de aula. Nestas, abordamos assuntos relacionados à cidadania e os valores (a gentileza e o respeito), a inclusão social, a preservação ambiental, o uso racional da água e da energia elétrica.Desta forma, estimulamos a amizade e o melhor relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, fortalecendo os princípios de igualdade e companheirismo em sala de aula e fora dela. Além disso, tratamos os conteúdos de forma a reafirmar a importância da cidadania e do ser cidadão. Estas reflexões nos servirão para analisar, rever e aperfeiçoar nossas práticas e o trabalho em grupo no ensino fundamental.
author2 Andrade, João Maria Valença de
author_facet Andrade, João Maria Valença de
Oliveira, Carlos Batista de
format bachelorThesis
author Oliveira, Carlos Batista de
author_sort Oliveira, Carlos Batista de
title Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
title_short Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
title_full Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
title_fullStr Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
title_sort práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456
work_keys_str_mv AT oliveiracarlosbatistade praticasdecidadaniaeotrabalhoemgruponoensinofundamental
_version_ 1773962526207246336