Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental
Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42456 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424562021-10-05T14:55:04Z Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental Oliveira, Carlos Batista de Andrade, João Maria Valença de Thomé, Renata Viana de Barros Dantas, Soraneide Soares Cidadania Educação Planejamento pedagógico Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e argumentar sobre as ações pedagógicas realizadas durante no período de 05/08/2014 a 12/11/2014. Nos propomos a relatar e discutir as práticas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, as reuniões de formação e de orientação da professora supervisora e, também, as intervenções em sala de aula. Nestas, abordamos assuntos relacionados à cidadania e os valores (a gentileza e o respeito), a inclusão social, a preservação ambiental, o uso racional da água e da energia elétrica.Desta forma, estimulamos a amizade e o melhor relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, fortalecendo os princípios de igualdade e companheirismo em sala de aula e fora dela. Além disso, tratamos os conteúdos de forma a reafirmar a importância da cidadania e do ser cidadão. Estas reflexões nos servirão para analisar, rever e aperfeiçoar nossas práticas e o trabalho em grupo no ensino fundamental. 2016-06-02T16:43:37Z 2021-10-05T14:55:04Z 2016-06-02T16:43:37Z 2021-10-05T14:55:04Z 2015-12-14 bachelorThesis 2011062515 OLIVEIRA, Carlos Batista de. Práticas de cidadania e o trabalho em grupo de ensino fundamental. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Cidadania Educação Planejamento pedagógico |
spellingShingle |
Cidadania Educação Planejamento pedagógico Oliveira, Carlos Batista de Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
description |
Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e argumentar sobre as ações pedagógicas realizadas durante no período de 05/08/2014 a 12/11/2014. Nos propomos a relatar e discutir as práticas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, as reuniões de formação e de orientação da professora supervisora e, também, as intervenções em sala de aula. Nestas, abordamos assuntos relacionados à cidadania e os valores (a gentileza e o respeito), a inclusão social, a preservação ambiental, o uso racional da água e da energia elétrica.Desta forma, estimulamos a amizade e o melhor relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, fortalecendo os princípios de igualdade e companheirismo em sala de aula e fora dela. Além disso, tratamos os conteúdos de forma a reafirmar a importância da cidadania e do ser cidadão. Estas reflexões nos servirão para analisar, rever e aperfeiçoar nossas práticas e o trabalho em grupo no ensino fundamental. |
author2 |
Andrade, João Maria Valença de |
author_facet |
Andrade, João Maria Valença de Oliveira, Carlos Batista de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Carlos Batista de |
author_sort |
Oliveira, Carlos Batista de |
title |
Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
title_short |
Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
title_full |
Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
title_fullStr |
Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
title_sort |
práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiracarlosbatistade praticasdecidadaniaeotrabalhoemgruponoensinofundamental |
_version_ |
1773962526207246336 |