Práticas de cidadania e o trabalho em grupo no ensino fundamental

Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Carlos Batista de
Outros Autores: Andrade, João Maria Valença de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42456
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este relatório foi produzido a partir trabalho realizado na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, e é parte integrante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES / UFRN). Tem como objetivo, registrar, refletir e argumentar sobre as ações pedagógicas realizadas durante no período de 05/08/2014 a 12/11/2014. Nos propomos a relatar e discutir as práticas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, as reuniões de formação e de orientação da professora supervisora e, também, as intervenções em sala de aula. Nestas, abordamos assuntos relacionados à cidadania e os valores (a gentileza e o respeito), a inclusão social, a preservação ambiental, o uso racional da água e da energia elétrica.Desta forma, estimulamos a amizade e o melhor relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, fortalecendo os princípios de igualdade e companheirismo em sala de aula e fora dela. Além disso, tratamos os conteúdos de forma a reafirmar a importância da cidadania e do ser cidadão. Estas reflexões nos servirão para analisar, rever e aperfeiçoar nossas práticas e o trabalho em grupo no ensino fundamental.