Narrativa sobre a cegueira: inclusão, superação e limites
Os mecanismos de inclusão e de plena participação do sujeito com deficiência visual no contexto educacional trazem em seu bojo algumas implicações que devemos considerar para que, assim, possamos compreender como se dá o processo de inclusão. Para tanto, privilegiamos uma pesquisa com narrativas...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42455 |
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ri-123456789-424552021-10-05T14:55:01Z Narrativa sobre a cegueira: inclusão, superação e limites Cruz, Emmanuel Dário Gurgel da Araújo, Marta Maria de Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Alves, Jefferson Fernandes Nascimento, Gilcilene Lélia Souza do Cego Narrativas autobiográficas Inclusão Educação Os mecanismos de inclusão e de plena participação do sujeito com deficiência visual no contexto educacional trazem em seu bojo algumas implicações que devemos considerar para que, assim, possamos compreender como se dá o processo de inclusão. Para tanto, privilegiamos uma pesquisa com narrativas autobiográficas de uma pessoa cega, por compreendermos que por muitas vezes as propostas educacionais não são pensadas pelas pessoas com deficiência, e sim para elas. Para tal fim utilizamos o método autobiográfico enquanto um dispositivo pedagógico de reflexão crítica e de formação. Os principais teóricos que orientam a reflexão são: Passeggi (2013, 2014a, 2014b) e Ferrarotti (2014, 2015) no que concerne ao método autobiográfico. Já no que se refere à Inclusão ressaltamos o trabalho de Silva (2008). Partimos da hipótese de que para continuar a favorecer o processo de inclusão, a contribuição dos próprios usuários dessas políticas constitui um dos mais legítimos fundamentos sobre os quais tais políticas podem se ancorar. Sendo assim, este trabalho toma como desafio tentar responder a seguinte pergunta de pesquisa: De que maneira, a mudança do paradigma da integração para o paradigma da inclusão foi vivida por uma pessoa com deficiência visual, ao longo de sua formação educacional e profissional? Para responder a essa questão tomamos como fonte de pesquisa as narrativas autobiográficas do participante da pesquisa, que é cego. O objetivo deste trabalho é discutir com base nas narrativas de vida de uma pessoa cega o período que compreende todo o seu processo educacional, no intuito de entender como suas experiências de vida foram fundamentais para a sua inclusão social e o que revelam a propósito da resiliência. Notamos que suas narrativas autobiográficas nos revelam experiências de superação em sua carreira educacional e social, assim como nos mostram algumas dificuldades enfrentadas pelo sujeito investigado. 2016-01-28T21:10:34Z 2021-10-05T14:55:01Z 2016-01-28T21:10:34Z 2021-10-05T14:55:01Z 2015-12-14 bachelorThesis 2012957887 CRUZ, Emmanuel Dário Gurgel da. Narrativa sobre a cegueira: inclusão, superação e limites. 2015. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42455 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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Os mecanismos de inclusão e de plena participação do sujeito com
deficiência visual no contexto educacional trazem em seu bojo algumas
implicações que devemos considerar para que, assim, possamos
compreender como se dá o processo de inclusão. Para tanto,
privilegiamos uma pesquisa com narrativas autobiográficas de uma
pessoa cega, por compreendermos que por muitas vezes as propostas
educacionais não são pensadas pelas pessoas com deficiência, e sim
para elas. Para tal fim utilizamos o método autobiográfico enquanto um
dispositivo pedagógico de reflexão crítica e de formação. Os principais
teóricos que orientam a reflexão são: Passeggi (2013, 2014a, 2014b) e
Ferrarotti (2014, 2015) no que concerne ao método autobiográfico. Já no
que se refere à Inclusão ressaltamos o trabalho de Silva (2008). Partimos da
hipótese de que para continuar a favorecer o processo de inclusão, a
contribuição dos próprios usuários dessas políticas constitui um dos mais
legítimos fundamentos sobre os quais tais políticas podem se ancorar.
Sendo assim, este trabalho toma como desafio tentar responder a
seguinte pergunta de pesquisa: De que maneira, a mudança do
paradigma da integração para o paradigma da inclusão foi vivida por
uma pessoa com deficiência visual, ao longo de sua formação
educacional e profissional? Para responder a essa questão tomamos
como fonte de pesquisa as narrativas autobiográficas do participante da
pesquisa, que é cego. O objetivo deste trabalho é discutir com base nas
narrativas de vida de uma pessoa cega o período que compreende todo
o seu processo educacional, no intuito de entender como suas
experiências de vida foram fundamentais para a sua inclusão social e o
que revelam a propósito da resiliência. Notamos que suas narrativas
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