Narrativa sobre a cegueira: inclusão, superação e limites
Os mecanismos de inclusão e de plena participação do sujeito com deficiência visual no contexto educacional trazem em seu bojo algumas implicações que devemos considerar para que, assim, possamos compreender como se dá o processo de inclusão. Para tanto, privilegiamos uma pesquisa com narrativas...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42455 |
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Resumo: | Os mecanismos de inclusão e de plena participação do sujeito com
deficiência visual no contexto educacional trazem em seu bojo algumas
implicações que devemos considerar para que, assim, possamos
compreender como se dá o processo de inclusão. Para tanto,
privilegiamos uma pesquisa com narrativas autobiográficas de uma
pessoa cega, por compreendermos que por muitas vezes as propostas
educacionais não são pensadas pelas pessoas com deficiência, e sim
para elas. Para tal fim utilizamos o método autobiográfico enquanto um
dispositivo pedagógico de reflexão crítica e de formação. Os principais
teóricos que orientam a reflexão são: Passeggi (2013, 2014a, 2014b) e
Ferrarotti (2014, 2015) no que concerne ao método autobiográfico. Já no
que se refere à Inclusão ressaltamos o trabalho de Silva (2008). Partimos da
hipótese de que para continuar a favorecer o processo de inclusão, a
contribuição dos próprios usuários dessas políticas constitui um dos mais
legítimos fundamentos sobre os quais tais políticas podem se ancorar.
Sendo assim, este trabalho toma como desafio tentar responder a
seguinte pergunta de pesquisa: De que maneira, a mudança do
paradigma da integração para o paradigma da inclusão foi vivida por
uma pessoa com deficiência visual, ao longo de sua formação
educacional e profissional? Para responder a essa questão tomamos
como fonte de pesquisa as narrativas autobiográficas do participante da
pesquisa, que é cego. O objetivo deste trabalho é discutir com base nas
narrativas de vida de uma pessoa cega o período que compreende todo
o seu processo educacional, no intuito de entender como suas
experiências de vida foram fundamentais para a sua inclusão social e o
que revelam a propósito da resiliência. Notamos que suas narrativas
autobiográficas nos revelam experiências de superação em sua carreira
educacional e social, assim como nos mostram algumas dificuldades
enfrentadas pelo sujeito investigado. |
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