O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que j...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42441 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424412021-10-05T14:54:22Z O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? Lopes, Lidiane Cristina Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Maria Estela Costa Holanda Campelo Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Fernandes, Ambrosiana da Silva Gomes, Mariana Soares Educação de Jovens e Adultos EJA Alfabetização - EJA Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que já apresentavam certo domínio de especificidades da alfabetização, como codificar e decodificar. Como ponto de partida da nossa investigação apresentamos aos sujeitos participantes a proposta da pesquisa e os mesmos aderiram de forma espontânea ao estudo em questão. Para a obtenção dos dados optamos pela utilização da abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizamos como instrumentos o questionário para caracterização dos sujeitos e a entrevista semiestruturada, que nos possibilitou uma interação maior com os alunos participantes da investigação. Para a análise dos dados obtidos foram levados em consideração os princípios da análise de conteúdo. No contexto dessa análise emergiram duas categorias: A instituição escolar; Interfaces da alfabetização. Ressalta-se que nossa investigação destaca as falas dos sujeitos a respeito da importância da alfabetização para suas vidas. O estudo aponta que os jovens e adultos alfabetizandos destacam primeiramente a instituição escolar como um espaço de representações, convivência e aprendizagem. Em segundo, o estudo aponta por meio das falas dos alfabetizandos jovens e adultos a importância da alfabetização para compreensão do mundo, para o ingresso no mercado de trabalho e para a inserção social desses indivíduos. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2007); BARRETO; BOGDAN; BIKLEN (1994); CAMPELO (2009); CARLOS (2005); DI PIERRO (2005); EITERER; REIS (2009); FERREIRO (2007); FREIRE (1989); HADDAD; DI PIERRO (2000); KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS (2004); LÜDKE; ANDRÉ (1986); OLIVEIRA (2001); ROSADO (20013), dentre outros. A investigação demonstra que a alfabetização é uma peça crucial no contexto de vida daqueles que por muito tempo foram e ainda são privados de direitos básicos, como o de aprender a ler e a escrever, para que haja uma verdadeira inserção e participação dessas pessoas no contexto atual de sociedade, centrada na leitura e na escrita. 2016-04-18T19:21:13Z 2021-10-05T14:54:22Z 2016-04-18T19:21:13Z 2021-10-05T14:54:22Z 2015-12 bachelorThesis 2011001242 Lopes, Lidiane Cristina. O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos EJA Alfabetização - EJA |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos EJA Alfabetização - EJA Lopes, Lidiane Cristina O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
description |
Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que já apresentavam certo domínio de especificidades da alfabetização, como codificar e decodificar. Como ponto de partida da nossa investigação apresentamos aos sujeitos participantes a proposta da pesquisa e os mesmos aderiram de forma espontânea ao estudo em questão. Para a obtenção dos dados optamos pela utilização da abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizamos como instrumentos o questionário para caracterização dos sujeitos e a entrevista semiestruturada, que nos possibilitou uma interação maior com os alunos participantes da investigação. Para a análise dos dados obtidos foram levados em consideração os princípios da análise de conteúdo. No contexto dessa análise emergiram duas categorias: A instituição escolar; Interfaces da alfabetização. Ressalta-se que nossa investigação destaca as falas dos sujeitos a respeito da importância da alfabetização para suas vidas. O estudo aponta que os jovens e adultos alfabetizandos destacam primeiramente a instituição escolar como um espaço de representações, convivência e aprendizagem. Em segundo, o estudo aponta por meio das falas dos alfabetizandos jovens e adultos a importância da alfabetização para compreensão do mundo, para o ingresso no mercado de trabalho e para a inserção social desses indivíduos. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2007); BARRETO; BOGDAN; BIKLEN (1994); CAMPELO (2009); CARLOS (2005); DI PIERRO (2005); EITERER; REIS (2009); FERREIRO (2007); FREIRE (1989); HADDAD; DI PIERRO (2000); KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS (2004); LÜDKE; ANDRÉ (1986); OLIVEIRA (2001); ROSADO (20013), dentre outros. A investigação demonstra que a alfabetização é uma peça crucial no contexto de vida daqueles que por muito tempo foram e ainda são privados de direitos básicos, como o de aprender a ler e a escrever, para que haja uma verdadeira inserção e participação dessas pessoas no contexto atual de sociedade, centrada na leitura e na escrita. |
author2 |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça |
author_facet |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Lopes, Lidiane Cristina |
format |
bachelorThesis |
author |
Lopes, Lidiane Cristina |
author_sort |
Lopes, Lidiane Cristina |
title |
O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
title_short |
O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
title_full |
O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
title_fullStr |
O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
title_full_unstemmed |
O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
title_sort |
o que dizem alunos da eja sobre a importância da alfabetização em suas vidas? |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441 |
work_keys_str_mv |
AT lopeslidianecristina oquedizemalunosdaejasobreaimportanciadaalfabetizacaoemsuasvidas |
_version_ |
1773958185513648128 |