O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?

Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que j...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Lidiane Cristina
Outros Autores: Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42441
record_format dspace
spelling ri-123456789-424412021-10-05T14:54:22Z O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? Lopes, Lidiane Cristina Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Maria Estela Costa Holanda Campelo Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Fernandes, Ambrosiana da Silva Gomes, Mariana Soares Educação de Jovens e Adultos EJA Alfabetização - EJA Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que já apresentavam certo domínio de especificidades da alfabetização, como codificar e decodificar. Como ponto de partida da nossa investigação apresentamos aos sujeitos participantes a proposta da pesquisa e os mesmos aderiram de forma espontânea ao estudo em questão. Para a obtenção dos dados optamos pela utilização da abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizamos como instrumentos o questionário para caracterização dos sujeitos e a entrevista semiestruturada, que nos possibilitou uma interação maior com os alunos participantes da investigação. Para a análise dos dados obtidos foram levados em consideração os princípios da análise de conteúdo. No contexto dessa análise emergiram duas categorias: A instituição escolar; Interfaces da alfabetização. Ressalta-se que nossa investigação destaca as falas dos sujeitos a respeito da importância da alfabetização para suas vidas. O estudo aponta que os jovens e adultos alfabetizandos destacam primeiramente a instituição escolar como um espaço de representações, convivência e aprendizagem. Em segundo, o estudo aponta por meio das falas dos alfabetizandos jovens e adultos a importância da alfabetização para compreensão do mundo, para o ingresso no mercado de trabalho e para a inserção social desses indivíduos. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2007); BARRETO; BOGDAN; BIKLEN (1994); CAMPELO (2009); CARLOS (2005); DI PIERRO (2005); EITERER; REIS (2009); FERREIRO (2007); FREIRE (1989); HADDAD; DI PIERRO (2000); KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS (2004); LÜDKE; ANDRÉ (1986); OLIVEIRA (2001); ROSADO (20013), dentre outros. A investigação demonstra que a alfabetização é uma peça crucial no contexto de vida daqueles que por muito tempo foram e ainda são privados de direitos básicos, como o de aprender a ler e a escrever, para que haja uma verdadeira inserção e participação dessas pessoas no contexto atual de sociedade, centrada na leitura e na escrita. 2016-04-18T19:21:13Z 2021-10-05T14:54:22Z 2016-04-18T19:21:13Z 2021-10-05T14:54:22Z 2015-12 bachelorThesis 2011001242 Lopes, Lidiane Cristina. O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas? 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação de Jovens e Adultos
EJA
Alfabetização - EJA
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
EJA
Alfabetização - EJA
Lopes, Lidiane Cristina
O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
description Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que já apresentavam certo domínio de especificidades da alfabetização, como codificar e decodificar. Como ponto de partida da nossa investigação apresentamos aos sujeitos participantes a proposta da pesquisa e os mesmos aderiram de forma espontânea ao estudo em questão. Para a obtenção dos dados optamos pela utilização da abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizamos como instrumentos o questionário para caracterização dos sujeitos e a entrevista semiestruturada, que nos possibilitou uma interação maior com os alunos participantes da investigação. Para a análise dos dados obtidos foram levados em consideração os princípios da análise de conteúdo. No contexto dessa análise emergiram duas categorias: A instituição escolar; Interfaces da alfabetização. Ressalta-se que nossa investigação destaca as falas dos sujeitos a respeito da importância da alfabetização para suas vidas. O estudo aponta que os jovens e adultos alfabetizandos destacam primeiramente a instituição escolar como um espaço de representações, convivência e aprendizagem. Em segundo, o estudo aponta por meio das falas dos alfabetizandos jovens e adultos a importância da alfabetização para compreensão do mundo, para o ingresso no mercado de trabalho e para a inserção social desses indivíduos. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2007); BARRETO; BOGDAN; BIKLEN (1994); CAMPELO (2009); CARLOS (2005); DI PIERRO (2005); EITERER; REIS (2009); FERREIRO (2007); FREIRE (1989); HADDAD; DI PIERRO (2000); KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS (2004); LÜDKE; ANDRÉ (1986); OLIVEIRA (2001); ROSADO (20013), dentre outros. A investigação demonstra que a alfabetização é uma peça crucial no contexto de vida daqueles que por muito tempo foram e ainda são privados de direitos básicos, como o de aprender a ler e a escrever, para que haja uma verdadeira inserção e participação dessas pessoas no contexto atual de sociedade, centrada na leitura e na escrita.
author2 Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
author_facet Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
Lopes, Lidiane Cristina
format bachelorThesis
author Lopes, Lidiane Cristina
author_sort Lopes, Lidiane Cristina
title O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
title_short O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
title_full O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
title_fullStr O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
title_full_unstemmed O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
title_sort o que dizem alunos da eja sobre a importância da alfabetização em suas vidas?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441
work_keys_str_mv AT lopeslidianecristina oquedizemalunosdaejasobreaimportanciadaalfabetizacaoemsuasvidas
_version_ 1773958185513648128