O que dizem alunos da EJA sobre a importância da alfabetização em suas vidas?

Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que j...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Lidiane Cristina
Outros Autores: Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42441
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Descrição
Resumo:Esse trabalho teve como objetivo investigar a importância da alfabetização na vida de alfabetizandos da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva desses alfabetizandos. Os sujeitos participantes desse estudo foram três alunos do 2º nível da EJA de uma escola pública da cidade do Natal/RN, que já apresentavam certo domínio de especificidades da alfabetização, como codificar e decodificar. Como ponto de partida da nossa investigação apresentamos aos sujeitos participantes a proposta da pesquisa e os mesmos aderiram de forma espontânea ao estudo em questão. Para a obtenção dos dados optamos pela utilização da abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizamos como instrumentos o questionário para caracterização dos sujeitos e a entrevista semiestruturada, que nos possibilitou uma interação maior com os alunos participantes da investigação. Para a análise dos dados obtidos foram levados em consideração os princípios da análise de conteúdo. No contexto dessa análise emergiram duas categorias: A instituição escolar; Interfaces da alfabetização. Ressalta-se que nossa investigação destaca as falas dos sujeitos a respeito da importância da alfabetização para suas vidas. O estudo aponta que os jovens e adultos alfabetizandos destacam primeiramente a instituição escolar como um espaço de representações, convivência e aprendizagem. Em segundo, o estudo aponta por meio das falas dos alfabetizandos jovens e adultos a importância da alfabetização para compreensão do mundo, para o ingresso no mercado de trabalho e para a inserção social desses indivíduos. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2007); BARRETO; BOGDAN; BIKLEN (1994); CAMPELO (2009); CARLOS (2005); DI PIERRO (2005); EITERER; REIS (2009); FERREIRO (2007); FREIRE (1989); HADDAD; DI PIERRO (2000); KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS (2004); LÜDKE; ANDRÉ (1986); OLIVEIRA (2001); ROSADO (20013), dentre outros. A investigação demonstra que a alfabetização é uma peça crucial no contexto de vida daqueles que por muito tempo foram e ainda são privados de direitos básicos, como o de aprender a ler e a escrever, para que haja uma verdadeira inserção e participação dessas pessoas no contexto atual de sociedade, centrada na leitura e na escrita.