O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42434 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424342021-10-05T14:54:01Z O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil Silva, Liliam Gonçalves da Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Nonato Jr., Raimundo Almeida, Felipe de Lima Geograficidade Educação Infantil Brincadeiras Brincar Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa do desenvolvimento, da construção de conhecimentos, de exploração de novos espaços e ampliação de suas redes de lugares. Visto que, são nos momentos de liberdade que percebemos as características de cada criança, o que pensam, o que conversam, como se posicionam frente aos conflitos que surgem, como percebem o espaço no qual estão inseridas e o modificam para transformá-lo num lugar para si próprias. De que modo podem ser expressas as experiências geográficas na primeira infância? O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e espacial das crianças em seu primeiro nível escolar está ligado a concepções geográficas? E por fim, um olhar sobre a criança e a construção do espaço geográfico. Para responder estes questionamentos, foram observadas crianças que compõem uma turma de nível I, de uma escola particular de Natal/ RN, em seus momentos de brincadeira livre. 2019-07-23T21:45:25Z 2021-10-05T14:54:01Z 2019-07-23T21:45:25Z 2021-10-05T14:54:01Z 2018-12-11 bachelorThesis 2014021570 SILVA, Liliam Gonçalves da. O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil. 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Geograficidade Educação Infantil Brincadeiras Brincar |
spellingShingle |
Geograficidade Educação Infantil Brincadeiras Brincar Silva, Liliam Gonçalves da O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil |
description |
Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa do desenvolvimento, da construção de conhecimentos, de exploração de novos espaços e ampliação de suas redes de lugares. Visto que, são nos momentos de liberdade que percebemos as características de cada criança, o que pensam, o que conversam, como se posicionam frente aos conflitos que surgem, como percebem o espaço no qual estão inseridas e o modificam para transformá-lo num lugar para si próprias. De que modo podem ser expressas as experiências geográficas na primeira infância? O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e espacial das crianças em seu primeiro nível escolar está ligado a concepções geográficas? E por fim, um olhar sobre a criança e a construção do espaço geográfico. Para responder estes questionamentos, foram observadas crianças que compõem uma turma de nível I, de uma escola particular de Natal/ RN, em seus momentos de brincadeira livre. |
author2 |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
author_facet |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Silva, Liliam Gonçalves da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Liliam Gonçalves da |
author_sort |
Silva, Liliam Gonçalves da |
title |
O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil |
title_short |
O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil |
title_full |
O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil |
title_fullStr |
O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil |
title_full_unstemmed |
O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil |
title_sort |
o brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível i da educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434 |
work_keys_str_mv |
AT silvaliliamgoncalvesda obrincareasbrincadeirasnaconstrucaodoespacogeograficononivelidaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773962525936713728 |