O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil

Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Liliam Gonçalves da
Outros Autores: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42434
record_format dspace
spelling ri-123456789-424342021-10-05T14:54:01Z O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil Silva, Liliam Gonçalves da Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Nonato Jr., Raimundo Almeida, Felipe de Lima Geograficidade Educação Infantil Brincadeiras Brincar Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa do desenvolvimento, da construção de conhecimentos, de exploração de novos espaços e ampliação de suas redes de lugares. Visto que, são nos momentos de liberdade que percebemos as características de cada criança, o que pensam, o que conversam, como se posicionam frente aos conflitos que surgem, como percebem o espaço no qual estão inseridas e o modificam para transformá-lo num lugar para si próprias. De que modo podem ser expressas as experiências geográficas na primeira infância? O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e espacial das crianças em seu primeiro nível escolar está ligado a concepções geográficas? E por fim, um olhar sobre a criança e a construção do espaço geográfico. Para responder estes questionamentos, foram observadas crianças que compõem uma turma de nível I, de uma escola particular de Natal/ RN, em seus momentos de brincadeira livre. 2019-07-23T21:45:25Z 2021-10-05T14:54:01Z 2019-07-23T21:45:25Z 2021-10-05T14:54:01Z 2018-12-11 bachelorThesis 2014021570 SILVA, Liliam Gonçalves da. O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil. 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Geograficidade
Educação Infantil
Brincadeiras
Brincar
spellingShingle Geograficidade
Educação Infantil
Brincadeiras
Brincar
Silva, Liliam Gonçalves da
O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
description Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa do desenvolvimento, da construção de conhecimentos, de exploração de novos espaços e ampliação de suas redes de lugares. Visto que, são nos momentos de liberdade que percebemos as características de cada criança, o que pensam, o que conversam, como se posicionam frente aos conflitos que surgem, como percebem o espaço no qual estão inseridas e o modificam para transformá-lo num lugar para si próprias. De que modo podem ser expressas as experiências geográficas na primeira infância? O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e espacial das crianças em seu primeiro nível escolar está ligado a concepções geográficas? E por fim, um olhar sobre a criança e a construção do espaço geográfico. Para responder estes questionamentos, foram observadas crianças que compõem uma turma de nível I, de uma escola particular de Natal/ RN, em seus momentos de brincadeira livre.
author2 Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
author_facet Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Silva, Liliam Gonçalves da
format bachelorThesis
author Silva, Liliam Gonçalves da
author_sort Silva, Liliam Gonçalves da
title O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
title_short O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
title_full O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
title_fullStr O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
title_full_unstemmed O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil
title_sort o brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível i da educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434
work_keys_str_mv AT silvaliliamgoncalvesda obrincareasbrincadeirasnaconstrucaodoespacogeograficononivelidaeducacaoinfantil
_version_ 1773962525936713728