O brincar e as brincadeiras na construção do espaço geográfico no nível I da educação infantil

Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Liliam Gonçalves da
Outros Autores: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42434
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Descrição
Resumo:Este trabalho busca evidenciar e compreender, como podem se dar as experiências geográficas das crianças que estão iniciando suas vidas no espaço escolar. Neste relato, o sujeito da experiência parte de uma realidade do Nível I da Educação Infantil, que apresenta crianças que estão em uma nova etapa do desenvolvimento, da construção de conhecimentos, de exploração de novos espaços e ampliação de suas redes de lugares. Visto que, são nos momentos de liberdade que percebemos as características de cada criança, o que pensam, o que conversam, como se posicionam frente aos conflitos que surgem, como percebem o espaço no qual estão inseridas e o modificam para transformá-lo num lugar para si próprias. De que modo podem ser expressas as experiências geográficas na primeira infância? O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e espacial das crianças em seu primeiro nível escolar está ligado a concepções geográficas? E por fim, um olhar sobre a criança e a construção do espaço geográfico. Para responder estes questionamentos, foram observadas crianças que compõem uma turma de nível I, de uma escola particular de Natal/ RN, em seus momentos de brincadeira livre.