A autoavaliação institucional na Escola Estadual Barão do Rio Branco: desafios e perspectivas
A partir da década de 1990, foram desenvolvidos sistemas de avaliação da educação básica brasileira como parte da reforma educacional então em curso. Considerando a centralidade que a avaliação educacional assumiu nesse contexto, elaboramos um artigo com o objetivo de analisar a prática de autoavali...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42430 |
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Resumo: | A partir da década de 1990, foram desenvolvidos sistemas de avaliação da educação básica brasileira como parte da reforma educacional então em curso. Considerando a centralidade que a avaliação educacional assumiu nesse contexto, elaboramos um artigo com o objetivo de analisar a prática de autoavaliação institucional desenvolvido por uma escola de educação básica da rede estadual, situada no município de Parelhas, Rio Grande do Norte. Como procedimentos metodológicos, procedeu-se à revisão da literatura, análise documental e entrevista semiestruturada com o gestor escolar. A pesquisa desenvolvida nos permitiu compreender que a prática autoavaliativa tem possibilitado um contínuo processo de reflexão e mudanças educacionais, visto que os dados coletados orientam o processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, sendo esta articulação indispensável para a melhoria do trabalho escolar. |
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