Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado

O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, qu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Mayara Camila
Outros Autores: Ramalho, Betania Leite
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42410
record_format dspace
spelling ri-123456789-424102021-10-05T14:52:55Z Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado Lima, Mayara Camila Ramalho, Betania Leite Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Mira, Ane Patrícia José Viana de Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos Mira, Ane Patrícia José Viana de Educação Superior. Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, que busca analisar a história da Educação Superior no Brasil no âmbito da formação de professores no curso de Pedagogia, como um período de saberes necessários à construção da identidade do futuro professor. Posteriormente, caracteriza os elementos dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de pedagogos, explorando o que ele representa para a formação profissional e quais os desafios existentes entre a relação teoria e prática, que norteia aqueles que decidem realizá-lo na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo também busca identificar as bases legais e normativas, ou seja, algumas reformas e leis, sobre a Educação de Jovens e Adultos, de modo a estabelecer relações para a formação de pedagogos em nível de Licenciatura, ressaltando a trajetória da EJA na história da educação no Brasil. Logo, busca responder de que maneira a formação de licenciandos em Pedagogia para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos acontece sob a égide do Estágio Curricular Supervisionado. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental como procedimento técnico. A análise dos dados consistiu no apoio teórico-metodológico da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, concluiuse que o Estágio Supervisionado Curricular é promotor da profissionalização docente do licenciando em Pedagogia, e parece promover uma interlocução dos licenciandos com a compreensão dos desafios e potencialidades da profissão. 2021-03-17T15:46:09Z 2021-10-05T14:52:55Z 2021-03-17T15:46:09Z 2021-10-05T14:52:55Z 2020-12-16 bachelorThesis 2014087071 LIMA, Mayara Camila da Silva. Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado. 2020. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Superior.
Estágio Supervisionado.
Educação de Jovens e Adultos.
spellingShingle Educação Superior.
Estágio Supervisionado.
Educação de Jovens e Adultos.
Lima, Mayara Camila
Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
description O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, que busca analisar a história da Educação Superior no Brasil no âmbito da formação de professores no curso de Pedagogia, como um período de saberes necessários à construção da identidade do futuro professor. Posteriormente, caracteriza os elementos dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de pedagogos, explorando o que ele representa para a formação profissional e quais os desafios existentes entre a relação teoria e prática, que norteia aqueles que decidem realizá-lo na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo também busca identificar as bases legais e normativas, ou seja, algumas reformas e leis, sobre a Educação de Jovens e Adultos, de modo a estabelecer relações para a formação de pedagogos em nível de Licenciatura, ressaltando a trajetória da EJA na história da educação no Brasil. Logo, busca responder de que maneira a formação de licenciandos em Pedagogia para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos acontece sob a égide do Estágio Curricular Supervisionado. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental como procedimento técnico. A análise dos dados consistiu no apoio teórico-metodológico da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, concluiuse que o Estágio Supervisionado Curricular é promotor da profissionalização docente do licenciando em Pedagogia, e parece promover uma interlocução dos licenciandos com a compreensão dos desafios e potencialidades da profissão.
author2 Ramalho, Betania Leite
author_facet Ramalho, Betania Leite
Lima, Mayara Camila
format bachelorThesis
author Lima, Mayara Camila
author_sort Lima, Mayara Camila
title Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
title_short Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
title_full Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
title_fullStr Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
title_full_unstemmed Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
title_sort formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o estágio curricular supervisionado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410
work_keys_str_mv AT limamayaracamila formacaodepedagogosparaoexerciciodadocencianaeducacaodejovenseadultosumolharparaoestagiocurricularsupervisionado
_version_ 1773958613475262464