Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, qu...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42410 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424102021-10-05T14:52:55Z Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado Lima, Mayara Camila Ramalho, Betania Leite Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Mira, Ane Patrícia José Viana de Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos Mira, Ane Patrícia José Viana de Educação Superior. Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, que busca analisar a história da Educação Superior no Brasil no âmbito da formação de professores no curso de Pedagogia, como um período de saberes necessários à construção da identidade do futuro professor. Posteriormente, caracteriza os elementos dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de pedagogos, explorando o que ele representa para a formação profissional e quais os desafios existentes entre a relação teoria e prática, que norteia aqueles que decidem realizá-lo na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo também busca identificar as bases legais e normativas, ou seja, algumas reformas e leis, sobre a Educação de Jovens e Adultos, de modo a estabelecer relações para a formação de pedagogos em nível de Licenciatura, ressaltando a trajetória da EJA na história da educação no Brasil. Logo, busca responder de que maneira a formação de licenciandos em Pedagogia para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos acontece sob a égide do Estágio Curricular Supervisionado. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental como procedimento técnico. A análise dos dados consistiu no apoio teórico-metodológico da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, concluiuse que o Estágio Supervisionado Curricular é promotor da profissionalização docente do licenciando em Pedagogia, e parece promover uma interlocução dos licenciandos com a compreensão dos desafios e potencialidades da profissão. 2021-03-17T15:46:09Z 2021-10-05T14:52:55Z 2021-03-17T15:46:09Z 2021-10-05T14:52:55Z 2020-12-16 bachelorThesis 2014087071 LIMA, Mayara Camila da Silva. Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado. 2020. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Superior. Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. |
spellingShingle |
Educação Superior. Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Lima, Mayara Camila Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado |
description |
O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a
elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de
Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal
estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, que busca analisar a
história da Educação Superior no Brasil no âmbito da formação de professores no
curso de Pedagogia, como um período de saberes necessários à construção da
identidade do futuro professor. Posteriormente, caracteriza os elementos dos Estágios
Curriculares Supervisionados na formação de pedagogos, explorando o que ele
representa para a formação profissional e quais os desafios existentes entre a relação
teoria e prática, que norteia aqueles que decidem realizá-lo na educação de jovens e
adultos (EJA). O estudo também busca identificar as bases legais e normativas, ou
seja, algumas reformas e leis, sobre a Educação de Jovens e Adultos, de modo a
estabelecer relações para a formação de pedagogos em nível de Licenciatura,
ressaltando a trajetória da EJA na história da educação no Brasil. Logo, busca
responder de que maneira a formação de licenciandos em Pedagogia para o exercício
da docência na Educação de Jovens e Adultos acontece sob a égide do Estágio
Curricular Supervisionado. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com
objetivo exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental como
procedimento técnico. A análise dos dados consistiu no apoio teórico-metodológico
da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, concluiuse que o Estágio Supervisionado Curricular é promotor da profissionalização docente
do licenciando em Pedagogia, e parece promover uma interlocução dos licenciandos
com a compreensão dos desafios e potencialidades da profissão. |
author2 |
Ramalho, Betania Leite |
author_facet |
Ramalho, Betania Leite Lima, Mayara Camila |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Mayara Camila |
author_sort |
Lima, Mayara Camila |
title |
Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado |
title_short |
Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado |
title_full |
Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado |
title_fullStr |
Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado |
title_full_unstemmed |
Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado |
title_sort |
formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o estágio curricular supervisionado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410 |
work_keys_str_mv |
AT limamayaracamila formacaodepedagogosparaoexerciciodadocencianaeducacaodejovenseadultosumolharparaoestagiocurricularsupervisionado |
_version_ |
1773958613475262464 |