Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado

O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, qu...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Mayara Camila
Outros Autores: Ramalho, Betania Leite
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410
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Descrição
Resumo:O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, que busca analisar a história da Educação Superior no Brasil no âmbito da formação de professores no curso de Pedagogia, como um período de saberes necessários à construção da identidade do futuro professor. Posteriormente, caracteriza os elementos dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de pedagogos, explorando o que ele representa para a formação profissional e quais os desafios existentes entre a relação teoria e prática, que norteia aqueles que decidem realizá-lo na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo também busca identificar as bases legais e normativas, ou seja, algumas reformas e leis, sobre a Educação de Jovens e Adultos, de modo a estabelecer relações para a formação de pedagogos em nível de Licenciatura, ressaltando a trajetória da EJA na história da educação no Brasil. Logo, busca responder de que maneira a formação de licenciandos em Pedagogia para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos acontece sob a égide do Estágio Curricular Supervisionado. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental como procedimento técnico. A análise dos dados consistiu no apoio teórico-metodológico da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, concluiuse que o Estágio Supervisionado Curricular é promotor da profissionalização docente do licenciando em Pedagogia, e parece promover uma interlocução dos licenciandos com a compreensão dos desafios e potencialidades da profissão.