Formação de pedagogos para o exercício da docência na educação de jovens e adultos: um olhar para o Estágio Curricular Supervisionado
O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, qu...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42410 |
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Resumo: | O estudo em questão surge em meio a uma inquietação que aparecera durante a
elaboração de um relatório, realizado como processo avaliativo das disciplinas de
Estágio Supervisionado de Formação de Professores, no curso de Pedagogia. Tal
estudo consiste em uma análise bibliográfica e documental, que busca analisar a
história da Educação Superior no Brasil no âmbito da formação de professores no
curso de Pedagogia, como um período de saberes necessários à construção da
identidade do futuro professor. Posteriormente, caracteriza os elementos dos Estágios
Curriculares Supervisionados na formação de pedagogos, explorando o que ele
representa para a formação profissional e quais os desafios existentes entre a relação
teoria e prática, que norteia aqueles que decidem realizá-lo na educação de jovens e
adultos (EJA). O estudo também busca identificar as bases legais e normativas, ou
seja, algumas reformas e leis, sobre a Educação de Jovens e Adultos, de modo a
estabelecer relações para a formação de pedagogos em nível de Licenciatura,
ressaltando a trajetória da EJA na história da educação no Brasil. Logo, busca
responder de que maneira a formação de licenciandos em Pedagogia para o exercício
da docência na Educação de Jovens e Adultos acontece sob a égide do Estágio
Curricular Supervisionado. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa com
objetivo exploratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental como
procedimento técnico. A análise dos dados consistiu no apoio teórico-metodológico
da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, concluiuse que o Estágio Supervisionado Curricular é promotor da profissionalização docente
do licenciando em Pedagogia, e parece promover uma interlocução dos licenciandos
com a compreensão dos desafios e potencialidades da profissão. |
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