Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz

O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – Creche Nova Extremoz tem como objetivo a reflexão sobre a experiência da prática docente no primeiro estágio curricular obrigatório do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Monteiro, July Andrônmeda de Assis
Outros Autores: Momo, Mariângela
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42408
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42408
record_format dspace
spelling ri-123456789-424082021-10-05T14:52:50Z Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz Monteiro, July Andrônmeda de Assis Momo, Mariângela Momo, Mariângela Paiva, Maria Cristina Leandro de Batalha, Estephamia Oliveira Maia Crianças. Infâncias. Estágio na Educação Infantil. O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – Creche Nova Extremoz tem como objetivo a reflexão sobre a experiência da prática docente no primeiro estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido na Creche Nova Extremoz, município de Extremoz, grande Natal/RN, durante o período de 08 a 27 de março de 2018, em uma turma do nível V, turno matutino. Para analisar e refletir sobre a experiência do estágio o tema da Educação Infantil é apresentado a partir de um breve histórico sobre as concepções de criança e de infância e do surgimento e desenvolvimento dessa etapa educativa no Brasil tendo como base teórica Ariès (1981); Arroyo (1994); Craidy e Kaercher (2001); Kuhlmann (2001). Também realizo a discussão sobre alguns aspectos da prática docente na educação infantil, embasando a discussão em autores como Ferreiro e Teberosky (1985); Torres (2012); Barbosa (2006); Delors (2003); Freire (1997) e nos seguintes documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular; o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Já os procedimentos metodológicos envolveram o próprio estágio e suas distintas etapas constituídas por um período de observação do contexto onde o estágio seria realizado, um período de planejamento e o período das regências. Os dados relativos as regências foram organizados neste documento em um capítulo específico que detalhada a rotina dos dez dias de regência. Os dados gerados durante o estágio estão relacionados a temáticas variadas, assim elegi três grandes temas para a realização das análises: 1) Literatura Infantil; 2) Rotina na Educação Infantil e 3) Relacionamento professoras-crianças. Através deste trabalho foi possível perceber a complexidade da atuação docente na sala de aula da educação infantil, a importância de um trabalho pedagógico adequado as necessidades da faixa etária atendida e a constante necessidade de o professor estar avaliando a sua prática. 2021-03-17T12:02:36Z 2021-10-05T14:52:50Z 2021-03-17T12:02:36Z 2021-10-05T14:52:50Z 2020-12-18 bachelorThesis 2016062643 MONTEIRO, July Andrônmeda de Assis. Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz. 2020. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42408 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Crianças.
Infâncias.
Estágio na Educação Infantil.
spellingShingle Crianças.
Infâncias.
Estágio na Educação Infantil.
Monteiro, July Andrônmeda de Assis
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
description O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – Creche Nova Extremoz tem como objetivo a reflexão sobre a experiência da prática docente no primeiro estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido na Creche Nova Extremoz, município de Extremoz, grande Natal/RN, durante o período de 08 a 27 de março de 2018, em uma turma do nível V, turno matutino. Para analisar e refletir sobre a experiência do estágio o tema da Educação Infantil é apresentado a partir de um breve histórico sobre as concepções de criança e de infância e do surgimento e desenvolvimento dessa etapa educativa no Brasil tendo como base teórica Ariès (1981); Arroyo (1994); Craidy e Kaercher (2001); Kuhlmann (2001). Também realizo a discussão sobre alguns aspectos da prática docente na educação infantil, embasando a discussão em autores como Ferreiro e Teberosky (1985); Torres (2012); Barbosa (2006); Delors (2003); Freire (1997) e nos seguintes documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular; o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Já os procedimentos metodológicos envolveram o próprio estágio e suas distintas etapas constituídas por um período de observação do contexto onde o estágio seria realizado, um período de planejamento e o período das regências. Os dados relativos as regências foram organizados neste documento em um capítulo específico que detalhada a rotina dos dez dias de regência. Os dados gerados durante o estágio estão relacionados a temáticas variadas, assim elegi três grandes temas para a realização das análises: 1) Literatura Infantil; 2) Rotina na Educação Infantil e 3) Relacionamento professoras-crianças. Através deste trabalho foi possível perceber a complexidade da atuação docente na sala de aula da educação infantil, a importância de um trabalho pedagógico adequado as necessidades da faixa etária atendida e a constante necessidade de o professor estar avaliando a sua prática.
author2 Momo, Mariângela
author_facet Momo, Mariângela
Monteiro, July Andrônmeda de Assis
format bachelorThesis
author Monteiro, July Andrônmeda de Assis
author_sort Monteiro, July Andrônmeda de Assis
title Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
title_short Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
title_full Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
title_fullStr Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
title_full_unstemmed Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
title_sort relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche nova extremoz
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42408
work_keys_str_mv AT monteirojulyandronmedadeassis relatoreflexivodaexperienciadeestagionaeducacaoinfantilcrechenovaextremoz
_version_ 1773964158080909312