Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz
O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – Creche Nova Extremoz tem como objetivo a reflexão sobre a experiência da prática docente no primeiro estágio curricular obrigatório do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42408 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42408 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424082021-10-05T14:52:50Z Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz Monteiro, July Andrônmeda de Assis Momo, Mariângela Momo, Mariângela Paiva, Maria Cristina Leandro de Batalha, Estephamia Oliveira Maia Crianças. Infâncias. Estágio na Educação Infantil. O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – Creche Nova Extremoz tem como objetivo a reflexão sobre a experiência da prática docente no primeiro estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido na Creche Nova Extremoz, município de Extremoz, grande Natal/RN, durante o período de 08 a 27 de março de 2018, em uma turma do nível V, turno matutino. Para analisar e refletir sobre a experiência do estágio o tema da Educação Infantil é apresentado a partir de um breve histórico sobre as concepções de criança e de infância e do surgimento e desenvolvimento dessa etapa educativa no Brasil tendo como base teórica Ariès (1981); Arroyo (1994); Craidy e Kaercher (2001); Kuhlmann (2001). Também realizo a discussão sobre alguns aspectos da prática docente na educação infantil, embasando a discussão em autores como Ferreiro e Teberosky (1985); Torres (2012); Barbosa (2006); Delors (2003); Freire (1997) e nos seguintes documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular; o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Já os procedimentos metodológicos envolveram o próprio estágio e suas distintas etapas constituídas por um período de observação do contexto onde o estágio seria realizado, um período de planejamento e o período das regências. Os dados relativos as regências foram organizados neste documento em um capítulo específico que detalhada a rotina dos dez dias de regência. Os dados gerados durante o estágio estão relacionados a temáticas variadas, assim elegi três grandes temas para a realização das análises: 1) Literatura Infantil; 2) Rotina na Educação Infantil e 3) Relacionamento professoras-crianças. Através deste trabalho foi possível perceber a complexidade da atuação docente na sala de aula da educação infantil, a importância de um trabalho pedagógico adequado as necessidades da faixa etária atendida e a constante necessidade de o professor estar avaliando a sua prática. 2021-03-17T12:02:36Z 2021-10-05T14:52:50Z 2021-03-17T12:02:36Z 2021-10-05T14:52:50Z 2020-12-18 bachelorThesis 2016062643 MONTEIRO, July Andrônmeda de Assis. Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz. 2020. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42408 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Crianças. Infâncias. Estágio na Educação Infantil. |
spellingShingle |
Crianças. Infâncias. Estágio na Educação Infantil. Monteiro, July Andrônmeda de Assis Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – Creche Nova Extremoz tem como objetivo a reflexão sobre a experiência da prática docente no primeiro estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido na Creche Nova Extremoz, município de Extremoz, grande Natal/RN, durante o período de 08 a 27 de março de 2018, em uma turma do nível V, turno matutino. Para analisar e refletir sobre a experiência do estágio o tema da Educação Infantil é apresentado a partir de um breve histórico sobre as concepções de criança e de infância e do surgimento e desenvolvimento dessa etapa educativa no Brasil tendo como base teórica Ariès (1981); Arroyo (1994); Craidy e Kaercher (2001); Kuhlmann (2001). Também realizo a discussão sobre alguns aspectos da prática docente na educação infantil, embasando a discussão em autores como Ferreiro e Teberosky (1985); Torres (2012); Barbosa (2006); Delors (2003); Freire (1997) e nos seguintes documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular; o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Já os procedimentos metodológicos envolveram o próprio estágio e suas distintas etapas constituídas por um período de observação do contexto onde o estágio seria realizado, um período de planejamento e o período das regências. Os dados relativos as regências foram organizados neste documento em um capítulo específico que detalhada a rotina dos dez dias de regência. Os dados gerados durante o estágio estão relacionados a temáticas variadas, assim elegi três grandes temas para a realização das análises: 1) Literatura Infantil; 2) Rotina na Educação Infantil e 3) Relacionamento professoras-crianças. Através deste trabalho foi possível perceber a complexidade da atuação docente na sala de aula da educação infantil, a importância de um trabalho pedagógico adequado as necessidades da faixa etária atendida e a constante necessidade de o professor estar avaliando a sua prática. |
author2 |
Momo, Mariângela |
author_facet |
Momo, Mariângela Monteiro, July Andrônmeda de Assis |
format |
bachelorThesis |
author |
Monteiro, July Andrônmeda de Assis |
author_sort |
Monteiro, July Andrônmeda de Assis |
title |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz |
title_short |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz |
title_full |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz |
title_fullStr |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz |
title_full_unstemmed |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche Nova Extremoz |
title_sort |
relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil – creche nova extremoz |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42408 |
work_keys_str_mv |
AT monteirojulyandronmedadeassis relatoreflexivodaexperienciadeestagionaeducacaoinfantilcrechenovaextremoz |
_version_ |
1773964158080909312 |