Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar

Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enq...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42388
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42388
record_format dspace
spelling ri-123456789-423882021-10-05T14:52:01Z Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Silva, Andréia Gomes da Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de Educação Infantil. Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enquanto aluna voluntária do programa e Iniciação Científica (IC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde durante um ano delineamos um estudo intitulado “As práticas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar de crianças em relação a Linguagem Oral”, sob a orientação da professora Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. Este estudo trata-se de um desdobramento da pesquisa citada e observou os seguintes aspectos: a identificação e análise de atividades e metodologias que dizem respeito ao uso dos gêneros orais que pudessem contemplar e/ou auxiliar de maneira qualitativa o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. O aporte teórico que direcionou o trabalho gira em torno dos autores que discutem e analisam a temática sobre a importância e eficácia do atendimento educacional hospitalar como Fonseca (2008), Ceccim (1997), Matos e Mugiatti (2011), dos documentos orientadores e marcos legais da legislação brasileira, e dos autores que discutem o processo de desenvolvimento da linguagem da criança como Vygotsky (1984; 1991) e Piaget (1967). Para as referências metodológicas, utilizou-se os preceitos de Ludke; André (1986). Durante nossas observações pudemos perceber que a classe hospitalar contribui com o processo de desenvolvimento da linguagem oral ao promover momentos de interação constante, como a prática de roda de conversa, contação e reconstrução de histórias e atividades de leitura e escrita, mesmo com aquelas crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever, proporcionando, assim, a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral bem como a iniciar o processo de apropriação do sistema de escrita. 2021-01-27T19:30:15Z 2021-10-05T14:52:01Z 2021-01-27T19:30:15Z 2021-10-05T14:52:01Z 2020-12-17 bachelorThesis 20160146816 WENDOS, Vanessa da Rocha Oliveira Baier. Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar. 2020. 48 f. TCC (Graduação) - Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42388 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil.
Educação Infantil.
spellingShingle Educação Infantil.
Educação Infantil.
Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira
Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
description Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enquanto aluna voluntária do programa e Iniciação Científica (IC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde durante um ano delineamos um estudo intitulado “As práticas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar de crianças em relação a Linguagem Oral”, sob a orientação da professora Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. Este estudo trata-se de um desdobramento da pesquisa citada e observou os seguintes aspectos: a identificação e análise de atividades e metodologias que dizem respeito ao uso dos gêneros orais que pudessem contemplar e/ou auxiliar de maneira qualitativa o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. O aporte teórico que direcionou o trabalho gira em torno dos autores que discutem e analisam a temática sobre a importância e eficácia do atendimento educacional hospitalar como Fonseca (2008), Ceccim (1997), Matos e Mugiatti (2011), dos documentos orientadores e marcos legais da legislação brasileira, e dos autores que discutem o processo de desenvolvimento da linguagem da criança como Vygotsky (1984; 1991) e Piaget (1967). Para as referências metodológicas, utilizou-se os preceitos de Ludke; André (1986). Durante nossas observações pudemos perceber que a classe hospitalar contribui com o processo de desenvolvimento da linguagem oral ao promover momentos de interação constante, como a prática de roda de conversa, contação e reconstrução de histórias e atividades de leitura e escrita, mesmo com aquelas crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever, proporcionando, assim, a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral bem como a iniciar o processo de apropriação do sistema de escrita.
author2 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
author_facet Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira
format bachelorThesis
author Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira
author_sort Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira
title Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
title_short Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
title_full Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
title_fullStr Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
title_full_unstemmed Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
title_sort desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42388
work_keys_str_mv AT baierwendosvanessadarochaoliveira desenvolvimentodalinguagemoralnaeducacaoinfantilpraticaspedagogicasemcontextohospitalar
_version_ 1773959516179660800