Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar
Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enq...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42388 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42388 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423882021-10-05T14:52:01Z Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Silva, Andréia Gomes da Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de Educação Infantil. Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enquanto aluna voluntária do programa e Iniciação Científica (IC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde durante um ano delineamos um estudo intitulado “As práticas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar de crianças em relação a Linguagem Oral”, sob a orientação da professora Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. Este estudo trata-se de um desdobramento da pesquisa citada e observou os seguintes aspectos: a identificação e análise de atividades e metodologias que dizem respeito ao uso dos gêneros orais que pudessem contemplar e/ou auxiliar de maneira qualitativa o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. O aporte teórico que direcionou o trabalho gira em torno dos autores que discutem e analisam a temática sobre a importância e eficácia do atendimento educacional hospitalar como Fonseca (2008), Ceccim (1997), Matos e Mugiatti (2011), dos documentos orientadores e marcos legais da legislação brasileira, e dos autores que discutem o processo de desenvolvimento da linguagem da criança como Vygotsky (1984; 1991) e Piaget (1967). Para as referências metodológicas, utilizou-se os preceitos de Ludke; André (1986). Durante nossas observações pudemos perceber que a classe hospitalar contribui com o processo de desenvolvimento da linguagem oral ao promover momentos de interação constante, como a prática de roda de conversa, contação e reconstrução de histórias e atividades de leitura e escrita, mesmo com aquelas crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever, proporcionando, assim, a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral bem como a iniciar o processo de apropriação do sistema de escrita. 2021-01-27T19:30:15Z 2021-10-05T14:52:01Z 2021-01-27T19:30:15Z 2021-10-05T14:52:01Z 2020-12-17 bachelorThesis 20160146816 WENDOS, Vanessa da Rocha Oliveira Baier. Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar. 2020. 48 f. TCC (Graduação) - Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42388 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil. Educação Infantil. |
spellingShingle |
Educação Infantil. Educação Infantil. Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral das crianças internadas. Surgiu a partir das experiências por mim vividas, enquanto aluna voluntária do programa e Iniciação Científica (IC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde durante um ano delineamos um estudo intitulado “As práticas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar de crianças em relação a Linguagem Oral”, sob a orientação da professora Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. Este estudo trata-se de um desdobramento da pesquisa citada e observou os seguintes aspectos: a identificação e análise de atividades e metodologias que dizem respeito ao uso dos gêneros orais que pudessem contemplar e/ou auxiliar de maneira qualitativa o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. O aporte teórico que direcionou o trabalho gira em torno dos autores que discutem e analisam a temática sobre a importância e eficácia do atendimento educacional hospitalar como Fonseca (2008), Ceccim (1997), Matos e Mugiatti (2011), dos documentos orientadores e marcos legais da legislação brasileira, e dos autores que discutem o processo de desenvolvimento da linguagem da criança como Vygotsky (1984; 1991) e Piaget (1967). Para as referências metodológicas, utilizou-se os preceitos de Ludke; André (1986). Durante nossas observações pudemos perceber que a classe hospitalar contribui com o processo de desenvolvimento da linguagem oral ao promover momentos de interação constante, como a prática de roda de conversa, contação e reconstrução de histórias e atividades de leitura e escrita, mesmo com aquelas crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever, proporcionando, assim, a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral bem como a iniciar o processo de apropriação do sistema de escrita. |
author2 |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira |
author_facet |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira |
author_sort |
Baier, Wendos, Vanessa da Rocha Oliveira |
title |
Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
title_short |
Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
title_full |
Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
title_fullStr |
Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
title_sort |
desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil: práticas pedagógicas em contexto hospitalar |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42388 |
work_keys_str_mv |
AT baierwendosvanessadarochaoliveira desenvolvimentodalinguagemoralnaeducacaoinfantilpraticaspedagogicasemcontextohospitalar |
_version_ |
1773959516179660800 |