A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN

This search aims to analyze the permanence actions of the Federal University of Rio Grande do Norte for undergraduate students. For this, we used the bibliographic research, document analysis and statistics related to the microdados of the higher education census provided by the National Institute o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da
Outros Autores: Barbalho, Maria Goretti Cabral
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42381
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42381
record_format dspace
spelling ri-123456789-423812021-10-05T14:51:47Z A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN Student assistance as an instrument for the democratization of Higher Education: strategies for staying in UFRN Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da Barbalho, Maria Goretti Cabral Barbosa, Janaína Lopes Ensino superior Permanência Assistência estudantil This search aims to analyze the permanence actions of the Federal University of Rio Grande do Norte for undergraduate students. For this, we used the bibliographic research, document analysis and statistics related to the microdados of the higher education census provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), to the Final Report of the V Socioeconomic and Cultural Profile Research of the Undergraduates from Federal Institutions of Higher Education made possible by the National Forum of the Dean of Student Affairs (FONAPRACE) and the reports that have the activities that collaborate with the permanence of students, prepared by UFRN, through the Coordination of Student Health Care (CASE). It was found that the many adversities that students face in their academic trajectories require actions that help them in these demands with programs and projects that discuss and guide possible resolutions of these problems. The activities developed by CASE are extremely important for the UFRN student body. However, it is inferred that there were few attendances in the years analyzed compared to the large group of university students. It can then be stated that the activities should be better exposed, disseminated and also evaluated, since the reports are insufficient to follow the evolution of the programs and projects executed by the coordination. Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para estudantes dos cursos de graduação. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados referentes aos microdados do censo do ensino superior disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ao Relatório Final da V Pesquisa de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das Instituições Federais de Ensino Superior viabilizados pelo Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE) e aos relatórios que dispõem das atividades que colaboram com a permanência dos discentes, elaboradas pela UFRN, através da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante (CASE). Constatou-se que as inúmeras adversidades que os estudantes enfrentam em suas trajetórias acadêmicas requerem ações que os auxiliem nessas demandas com programas e projetos que discutam e orientem sobre possíveis resoluções dessas problemáticas. As atividades desenvolvidas pela CASE são extremamente importantes para o corpo estudantil da UFRN. Todavia, infere-se que houveram poucos atendimentos nos anos analisados comparado ao grande grupo de estudantes da universidade. Pode-se, então, afirmar que as atividades devem ser melhores expostas, divulgadas e, também, avaliadas, uma vez que os relatórios são insuficientes para o acompanhamento da evolução dos programas e projetos executados pela coordenadoria. 2020-09-14T19:16:48Z 2021-10-05T14:51:47Z 2020-09-14T19:16:48Z 2021-10-05T14:51:47Z 2019-12-06 bachelorThesis 20150111970 ROCHA, Rayanne Karolayne Silvestre da. A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN. 2019. 59 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42381 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino superior
Permanência
Assistência estudantil
spellingShingle Ensino superior
Permanência
Assistência estudantil
Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da
A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
description This search aims to analyze the permanence actions of the Federal University of Rio Grande do Norte for undergraduate students. For this, we used the bibliographic research, document analysis and statistics related to the microdados of the higher education census provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), to the Final Report of the V Socioeconomic and Cultural Profile Research of the Undergraduates from Federal Institutions of Higher Education made possible by the National Forum of the Dean of Student Affairs (FONAPRACE) and the reports that have the activities that collaborate with the permanence of students, prepared by UFRN, through the Coordination of Student Health Care (CASE). It was found that the many adversities that students face in their academic trajectories require actions that help them in these demands with programs and projects that discuss and guide possible resolutions of these problems. The activities developed by CASE are extremely important for the UFRN student body. However, it is inferred that there were few attendances in the years analyzed compared to the large group of university students. It can then be stated that the activities should be better exposed, disseminated and also evaluated, since the reports are insufficient to follow the evolution of the programs and projects executed by the coordination.
author2 Barbalho, Maria Goretti Cabral
author_facet Barbalho, Maria Goretti Cabral
Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da
format bachelorThesis
author Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da
author_sort Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da
title A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
title_short A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
title_full A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
title_fullStr A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
title_full_unstemmed A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
title_sort assistência estudantil como instrumento de democratização do ensino superior: estratégias para a permanência na ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42381
work_keys_str_mv AT rocharayannekarolaynesilvestreda aassistenciaestudantilcomoinstrumentodedemocratizacaodoensinosuperiorestrategiasparaapermanencianaufrn
AT rocharayannekarolaynesilvestreda studentassistanceasaninstrumentforthedemocratizationofhighereducationstrategiesforstayinginufrn
AT rocharayannekarolaynesilvestreda assistenciaestudantilcomoinstrumentodedemocratizacaodoensinosuperiorestrategiasparaapermanencianaufrn
_version_ 1773960417800880128