O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985)
O ensino das Ciências Humanas, desde sua configuração no final do século XIX, foi lecionado de diferentes maneiras ao longo do tempo até chegar à configuração dos dias atuais. O propósito deste trabalho foi identificar como essa área do conhecimento era abordada dentro de uma instituição voltada par...
Salvato in:
Autore principale: | |
---|---|
Altri autori: | |
Natura: | bachelorThesis |
Lingua: | pt_BR |
Pubblicazione: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Soggetti: | |
Accesso online: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42369 |
Tags: |
Aggiungi Tag
Nessun Tag, puoi essere il primo ad aggiungerne! !
|
id |
ri-123456789-42369 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423692021-10-05T14:51:23Z O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) Farias, Lillyane Priscila Silva de Medeiros Neta, Olívia Morais de Medeiros Neta, Olívia Morais de Gurgel, Rita Diana de Freitas Lima, Aline Cristina da Silva Ensino de Ciências Humanas Educação Profissional Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte O ensino das Ciências Humanas, desde sua configuração no final do século XIX, foi lecionado de diferentes maneiras ao longo do tempo até chegar à configuração dos dias atuais. O propósito deste trabalho foi identificar como essa área do conhecimento era abordada dentro de uma instituição voltada para a educação profissional, a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), sob o contexto do Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969 e da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971; tendo como referência à análise as disciplinas de Organização Social Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e História. A princípio, se baseou nas seguintes hipóteses: o Ensino das Ciências Humanas na ETFRN estava centrado em datas comemorativas, na organização política do Estado brasileiro e eventos políticos nacionais; o currículo referente ao ensino das Ciências Humanas estava alinhado à proposta de formação de um cidadão “útil” ao contexto; não existia uma preocupação com a formação de um aluno reflexivo, que problematizava a sociedade na qual vivia. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, foram realizadas visitas ao Arquivo nesta referida instituição, hoje denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no período de outubro de 2019 a dezembro de 2020, selecionaram-se diários de classes, estruturas curriculares, dentre outros documentos pedagógicos e administrativos que serviram como fontes de pesquisa das quais foram classificadas e sistematizadas a fim de apresentar como era o currículo e os conteúdos que perpassavam essas disciplinas; dessa maneira constatou-se que elas estavam alinhadas, principalmente, às normativas educacionais vigentes da época, enfatizando assuntos relacionados à valorização da pátria, aos conhecimentos da organização e funcionamento do Estado e à propagação da ideia de uma unidade nacional formada de maneira pacífica, sem conflitos. 2020-10-29T19:29:31Z 2021-10-05T14:51:23Z 2020-10-29T19:29:31Z 2021-10-05T14:51:23Z 2020-07-24 bachelorThesis 20170089034 FARIAS, Lillyane Priscila Silva de. O Ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) / Lillyane Priscila Silva de Farias. - Natal, 2020. 90 f.: il. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42369 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino de Ciências Humanas Educação Profissional Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Humanas Educação Profissional Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte Farias, Lillyane Priscila Silva de O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) |
description |
O ensino das Ciências Humanas, desde sua configuração no final do século XIX, foi lecionado de diferentes maneiras ao longo do tempo até chegar à configuração dos dias atuais. O propósito deste trabalho foi identificar como essa área do conhecimento era abordada dentro de uma instituição voltada para a educação profissional, a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), sob o contexto do Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969 e da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971; tendo como referência à análise as disciplinas de Organização Social Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e História. A princípio, se baseou nas seguintes hipóteses: o Ensino das Ciências Humanas na ETFRN estava centrado em datas comemorativas, na organização política do Estado brasileiro e eventos políticos nacionais; o currículo referente ao ensino das Ciências Humanas estava alinhado à proposta de formação de um cidadão “útil” ao contexto; não existia uma preocupação com a formação de um aluno reflexivo, que problematizava a sociedade na qual vivia. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, foram realizadas visitas ao Arquivo nesta referida instituição, hoje denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no período de outubro de 2019 a dezembro de 2020, selecionaram-se diários de classes, estruturas curriculares, dentre outros documentos pedagógicos e administrativos que serviram como fontes de pesquisa das quais foram classificadas e sistematizadas a fim de apresentar como era o currículo e os conteúdos que perpassavam essas disciplinas; dessa maneira constatou-se que elas estavam alinhadas, principalmente, às normativas educacionais vigentes da época, enfatizando assuntos relacionados à valorização da pátria, aos conhecimentos da organização e funcionamento do Estado e à propagação da ideia de uma unidade nacional formada de maneira pacífica, sem conflitos. |
author2 |
Medeiros Neta, Olívia Morais de |
author_facet |
Medeiros Neta, Olívia Morais de Farias, Lillyane Priscila Silva de |
format |
bachelorThesis |
author |
Farias, Lillyane Priscila Silva de |
author_sort |
Farias, Lillyane Priscila Silva de |
title |
O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) |
title_short |
O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) |
title_full |
O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) |
title_fullStr |
O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) |
title_full_unstemmed |
O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) |
title_sort |
o ensino das ciências humanas na escola técnica federal do rio grande do norte (etfrn) no contexto da ditadura militar (1964- 1985) |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42369 |
work_keys_str_mv |
AT fariaslillyanepriscilasilvade oensinodascienciashumanasnaescolatecnicafederaldoriograndedonorteetfrnnocontextodaditaduramilitar19641985 |
_version_ |
1773964306918932480 |