Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte
Hospital Pedagogy is one of the modalities of the inclusive educational process that aims to favor the child's learning. Considering the importance of explaining about this modality in order to expand the knowledge about its concept, this research aimed to identify the pedagogical performance d...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42364 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42364 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Pedagogia hospitalar Hospital pedagogy Educação Education Prática pedagógica Pedagogical practice |
spellingShingle |
Pedagogia hospitalar Hospital pedagogy Educação Education Prática pedagógica Pedagogical practice Leocádio, Liliane Maria da Câmara Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte |
description |
Hospital Pedagogy is one of the modalities of the inclusive educational process that aims to favor the child's learning. Considering the importance of explaining about this modality in order to expand the knowledge about its concept, this research aimed to identify the pedagogical performance developed at the institution of the Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) that contribute to the teaching-learning process of children under treatment. For this, a qualitative approach research was developed from the visit to the institution, as well as an interview with the pedagogical coordinator who works at GACC-RN so that there could be a survey on the contribution and challenges of the pedagogical performance in this context. We used as sources documents that discuss the Right to education, such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), and the Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). And as theoretical support authors such as: Libâneo (2010; 2006) and Esteves (2016) who discuss the importance of an inclusive education. Thus, it was possible to identify what is the educator's view on the importance of developing pedagogical work in the Hospital Class and discussing the challenges that exist in this context. Through the creation of official documents, there was an expansion of the pedagogical performance in the Hospital Classes, aiming at making the student feel welcomed and maintain a relationship with the educational act. However, research has shown the need for greater debate on the subject, so that it becomes better known to society. |
author2 |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira |
author_facet |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Leocádio, Liliane Maria da Câmara |
format |
bachelorThesis |
author |
Leocádio, Liliane Maria da Câmara |
author_sort |
Leocádio, Liliane Maria da Câmara |
title |
Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte |
title_short |
Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte |
title_full |
Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte |
title_sort |
pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no grupo de apoio à criança com câncer do rio grande do norte |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42364 |
work_keys_str_mv |
AT leocadiolilianemariadacamara pedagogiahospitalarcontribuicoesedesafiosdaspraticaspedagogicasdesenvolvidasnogrupodeapoioacriancacomcancerdoriograndedonorte |
_version_ |
1773958261484027904 |
spelling |
ri-123456789-423642021-10-05T14:51:12Z Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte Leocádio, Liliane Maria da Câmara Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Mendes, Sarah de Lima Ribeiro, Cynara Teixeira Pedagogia hospitalar Hospital pedagogy Educação Education Prática pedagógica Pedagogical practice Hospital Pedagogy is one of the modalities of the inclusive educational process that aims to favor the child's learning. Considering the importance of explaining about this modality in order to expand the knowledge about its concept, this research aimed to identify the pedagogical performance developed at the institution of the Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) that contribute to the teaching-learning process of children under treatment. For this, a qualitative approach research was developed from the visit to the institution, as well as an interview with the pedagogical coordinator who works at GACC-RN so that there could be a survey on the contribution and challenges of the pedagogical performance in this context. We used as sources documents that discuss the Right to education, such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), and the Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). And as theoretical support authors such as: Libâneo (2010; 2006) and Esteves (2016) who discuss the importance of an inclusive education. Thus, it was possible to identify what is the educator's view on the importance of developing pedagogical work in the Hospital Class and discussing the challenges that exist in this context. Through the creation of official documents, there was an expansion of the pedagogical performance in the Hospital Classes, aiming at making the student feel welcomed and maintain a relationship with the educational act. However, research has shown the need for greater debate on the subject, so that it becomes better known to society. A Pedagogia hospitalar é uma das modalidades do processo educativo inclusivo que visa favorecer a aprendizagem da criança. Considerando a importância de explanar sobre essa modalidade a fim de expandir o conhecimento acerca de seu conceito, esta pesquisa teve por finalidade identificar qual a atuação pedagógica desenvolvida na instituição Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) que contribui para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em tratamento. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir da visita à instituição, bem como a realização de uma entrevista com a coordenadora pedagógica que atua no GACC-RN para que dessa forma pudesse haver um levantamento sobre a contribuição e os desafios da atuação pedagógica nesse contexto. Foram utilizados como fontes documentos que discorrem sobre o Direito à educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E como aporte teórico autores como: Libâneo (2010;2006) e Esteves (2016) que discorrem sobre a importância de uma educação inclusiva. Dessa forma, foi possível identificar qual a visão do pedagogo acerca da importância de desenvolver o trabalho pedagógico na Classe Hospitalar e discutir sobre os desafios que existem nesse contexto. Através da criação dos documentos oficiais houve uma expansão da atuação pedagógica nas Classes Hospitalares, objetivando que o aluno sinta-se acolhido e mantenha relação com o ato educativo. Contudo, a pesquisa demonstrou a necessidade de haver um maior debate sobre o tema, para que esse se torne mais conhecido pela sociedade. 2020-01-27T16:53:21Z 2021-10-05T14:51:12Z 2020-01-27T16:53:21Z 2021-10-05T14:51:12Z 2019-12-05 bachelorThesis 2015054440 LEOCÁDIO, Liliane Maria da Câmara. Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42364 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |