A banalização da violência na escola: um estudo de caso em um CMEI da zona sul de Natal-RN

The current research presents a report of education practice referring to Estágio Supervisionado na Formação de Professores I with a kindergarten’s level IV (4-5 years old) in a Centro Municipal de Educação Infantil-Natal-RN, having as purpose works the child’s fundamental rights with a detailed des...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gusmão, Arícia Medeiros de
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42362
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spelling ri-123456789-423622021-10-05T14:51:10Z A banalização da violência na escola: um estudo de caso em um CMEI da zona sul de Natal-RN Gusmão, Arícia Medeiros de Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Mendes, Sarah de Lima Teixeira, Cynara Ribeiro Educação Infantil Direitos da Criança Violência da Escola The current research presents a report of education practice referring to Estágio Supervisionado na Formação de Professores I with a kindergarten’s level IV (4-5 years old) in a Centro Municipal de Educação Infantil-Natal-RN, having as purpose works the child’s fundamental rights with a detailed description of the developed activities and theoretical discussion, that are: : Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Paulo Freire’s theories (2014, 2015, 2015) and the context concept of Urie Bronfenbrenner (2011), besides the official documents that regulate the brasizilian education: : Base Nacional Comum Curricular (2017), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009) e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). The development of this work is divided into three main points: discussion about the intervention project, violation of children's rights and trivialization of violence in the school context. O presente trabalho cosiste em um relato de prática educativa referente ao Estágio Supervisionado na Formação de Professores I com uma turma do nível IV (4-5 anos) em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal-RN, tendo como finalidade trabalhar os Direitos Fundamentais da Criança, com descrição detalhada das atividades desenvolvidas, bem como os referenciais bibliográficos usados para elaboração e discussão teórica desta prática, são eles: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), teorias de Paulo Freire (2014, 2015, 2015) o conteito de contexto de Urie Bronfenbrenner (2011), além dos documentos oficiais que normatizam a educação brasileira: Base Nacional Comum Curricular (2017), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009) e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). O desenvolvimento deste trabalho dividido em três pontos principais: discussão sobre o projeto de intervenção, violação de direitos da criança e a banalização da violência no contexto escolar. 2020-05-26T19:00:40Z 2021-10-05T14:51:10Z 2020-05-26T19:00:40Z 2021-10-05T14:51:10Z 2019-11-14 bachelorThesis 2014069645 GUSMÃO, Arícia Medeiros de. A banalização da violência na escola: um estudo de caso em um CMEI da zona sul de Natal-RN. 2019. 26 f. Artigo (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42362 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
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A banalização da violência na escola: um estudo de caso em um CMEI da zona sul de Natal-RN
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