Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico

O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância das intervenções pedagógicas junto à pacientes diagnosticados com transtornos mentais, que vivenciam situações de internação psiquiátrica, com base em um relato de experiência como colaboradora em um hospital psiquiátrico do estado...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barros, Ana Luiza de Medeiros
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42359
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42359
record_format dspace
spelling ri-123456789-423592021-10-05T14:51:03Z Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico Barros, Ana Luiza de Medeiros Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Vieira, Giane Bezerra Rodrigues, Senadaht Barbosa Baracho Pedagogia hospitalar Saúde mental Práticas pedagógicas O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância das intervenções pedagógicas junto à pacientes diagnosticados com transtornos mentais, que vivenciam situações de internação psiquiátrica, com base em um relato de experiência como colaboradora em um hospital psiquiátrico do estado do Rio Grande do Norte. O interesse por esse tema surgiu a partir das experiências vivenciadas em campo de pesquisa durante o período de realizações das ações, mediante a percepção do desinteresse em discutir sobre esse público e, especificamente, das possibilidades de atuação do pedagogo diante dessa realidade. Para o desenvolvimento deste ensaio, os aspectos metodológicos adotados constituem-se em um relato de experiência e uma revisão bibliográfica sobre a temática trabalhada, pautando-se no compartilhamento e reflexão das práticas, bem como em textos bibliográficos produzidos por autores que dialogam com o tema. Para tanto, autores como Freire (1996) e Foucault (1964), além de documentos e leis, foram norteadores da discussão proposta. Assim, é feito um panorama histórico das políticas de atenção em saúde mental, com foco na realidade brasileira; apontamentos sobre a prática do pedagogo em contextos de saúde mental; bem como a apresentação da discussão sobre as práticas realizadas em campo. As intervenções aqui relatadas tiveram como público-alvo as pacientes internadas na enfermaria feminina do hospital. A Pedagogia inserida em contextos de saúde mental, associada às outras práticas necessárias ao tratamento dos pacientes acometidos por doenças psiquiátricas, pode trazer grandes benefícios a esses indivíduos e ao ambiente onde estão inseridos. Além disso, sua inserção nesses espaços quebra paradigmas e visões reducionistas da atuação pedagógica. 2019-07-23T15:34:36Z 2021-10-05T14:51:03Z 2019-07-23T15:34:36Z 2021-10-05T14:51:03Z 2018-12-11 bachelorThesis 2014076784 BARROS, Ana Luiza de Medeiros. Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico. 2018. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42359 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pedagogia hospitalar
Saúde mental
Práticas pedagógicas
spellingShingle Pedagogia hospitalar
Saúde mental
Práticas pedagógicas
Barros, Ana Luiza de Medeiros
Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
description O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância das intervenções pedagógicas junto à pacientes diagnosticados com transtornos mentais, que vivenciam situações de internação psiquiátrica, com base em um relato de experiência como colaboradora em um hospital psiquiátrico do estado do Rio Grande do Norte. O interesse por esse tema surgiu a partir das experiências vivenciadas em campo de pesquisa durante o período de realizações das ações, mediante a percepção do desinteresse em discutir sobre esse público e, especificamente, das possibilidades de atuação do pedagogo diante dessa realidade. Para o desenvolvimento deste ensaio, os aspectos metodológicos adotados constituem-se em um relato de experiência e uma revisão bibliográfica sobre a temática trabalhada, pautando-se no compartilhamento e reflexão das práticas, bem como em textos bibliográficos produzidos por autores que dialogam com o tema. Para tanto, autores como Freire (1996) e Foucault (1964), além de documentos e leis, foram norteadores da discussão proposta. Assim, é feito um panorama histórico das políticas de atenção em saúde mental, com foco na realidade brasileira; apontamentos sobre a prática do pedagogo em contextos de saúde mental; bem como a apresentação da discussão sobre as práticas realizadas em campo. As intervenções aqui relatadas tiveram como público-alvo as pacientes internadas na enfermaria feminina do hospital. A Pedagogia inserida em contextos de saúde mental, associada às outras práticas necessárias ao tratamento dos pacientes acometidos por doenças psiquiátricas, pode trazer grandes benefícios a esses indivíduos e ao ambiente onde estão inseridos. Além disso, sua inserção nesses espaços quebra paradigmas e visões reducionistas da atuação pedagógica.
author2 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
author_facet Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Barros, Ana Luiza de Medeiros
format bachelorThesis
author Barros, Ana Luiza de Medeiros
author_sort Barros, Ana Luiza de Medeiros
title Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
title_short Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
title_full Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
title_fullStr Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
title_full_unstemmed Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
title_sort intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42359
work_keys_str_mv AT barrosanaluizademedeiros intervencoespedagogicascomopossibilidadenotratocomaloucurarelatodeexperienciaemumhospitalpsiquiatrico
_version_ 1773963557100060672