Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas cie...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42357 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423572021-10-05T14:51:00Z Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” Gonçalves, Emilly de Oliveira Groto, Silvia Regina Freitas, Alessandra Cardozo de Lopes, Francisco Adaécio Dias Literatura infantil. Ensino de ciências. Monteiro Lobato. O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas científicas possíveis de serem abordadas, em consonância com o que prescrevem os documentos oficiais da educação brasileira para esse nível de ensino, notadamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste último caso, as temáticas identificadas contemplam, notadamente, a unidade temática “vida e universo”. De modo geral, concluímos que a obra “Viagem ao Ceú”, de Monteiro Lobato, poderia contribuir, especialmente, com o aprendizado de Ciências Naturais, ao estimular a curiosidade, a imaginação e o pensamento investigativo acerca da realidade, favorecendo a formação de jovens interessados e protagonistas no que acontece em seu meio, isso, mediante a intervenção do professor. 2019-07-16T14:16:15Z 2021-10-05T14:51:00Z 2019-07-16T14:16:15Z 2021-10-05T14:51:00Z 2019-06-26 bachelorThesis 2015056249 GONÇALVES, Emilly de Oliveira. Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”. 2019. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Curso de Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Literatura infantil. Ensino de ciências. Monteiro Lobato. |
spellingShingle |
Literatura infantil. Ensino de ciências. Monteiro Lobato. Gonçalves, Emilly de Oliveira Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas científicas possíveis de serem abordadas, em consonância com o que prescrevem os documentos oficiais da educação brasileira para esse nível de ensino, notadamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste último caso, as temáticas identificadas contemplam, notadamente, a unidade temática “vida e universo”. De modo geral, concluímos que a obra “Viagem ao Ceú”, de Monteiro Lobato, poderia contribuir, especialmente, com o aprendizado de Ciências Naturais, ao estimular a curiosidade, a imaginação e o pensamento investigativo acerca da realidade, favorecendo a formação de jovens interessados e protagonistas no que acontece em seu meio, isso, mediante a intervenção do professor. |
author2 |
Groto, Silvia Regina |
author_facet |
Groto, Silvia Regina Gonçalves, Emilly de Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Gonçalves, Emilly de Oliveira |
author_sort |
Gonçalves, Emilly de Oliveira |
title |
Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” |
title_short |
Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” |
title_full |
Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” |
title_fullStr |
Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” |
title_full_unstemmed |
Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” |
title_sort |
contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “viagem ao céu” |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357 |
work_keys_str_mv |
AT goncalvesemillydeoliveira contribuicoesdaliteraturademonteirolobatoaoensinodecienciasdoprimeirociclodasseriesiniciaisdoensinofundamentalumaanalisedaobraviagemaoceu |
_version_ |
1773962525745872896 |