Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”

O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas cie...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gonçalves, Emilly de Oliveira
Outros Autores: Groto, Silvia Regina
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42357
record_format dspace
spelling ri-123456789-423572021-10-05T14:51:00Z Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu” Gonçalves, Emilly de Oliveira Groto, Silvia Regina Freitas, Alessandra Cardozo de Lopes, Francisco Adaécio Dias Literatura infantil. Ensino de ciências. Monteiro Lobato. O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas científicas possíveis de serem abordadas, em consonância com o que prescrevem os documentos oficiais da educação brasileira para esse nível de ensino, notadamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste último caso, as temáticas identificadas contemplam, notadamente, a unidade temática “vida e universo”. De modo geral, concluímos que a obra “Viagem ao Ceú”, de Monteiro Lobato, poderia contribuir, especialmente, com o aprendizado de Ciências Naturais, ao estimular a curiosidade, a imaginação e o pensamento investigativo acerca da realidade, favorecendo a formação de jovens interessados e protagonistas no que acontece em seu meio, isso, mediante a intervenção do professor. 2019-07-16T14:16:15Z 2021-10-05T14:51:00Z 2019-07-16T14:16:15Z 2021-10-05T14:51:00Z 2019-06-26 bachelorThesis 2015056249 GONÇALVES, Emilly de Oliveira. Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”. 2019. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Curso de Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Literatura infantil.
Ensino de ciências.
Monteiro Lobato.
spellingShingle Literatura infantil.
Ensino de ciências.
Monteiro Lobato.
Gonçalves, Emilly de Oliveira
Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
description O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas científicas possíveis de serem abordadas, em consonância com o que prescrevem os documentos oficiais da educação brasileira para esse nível de ensino, notadamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste último caso, as temáticas identificadas contemplam, notadamente, a unidade temática “vida e universo”. De modo geral, concluímos que a obra “Viagem ao Ceú”, de Monteiro Lobato, poderia contribuir, especialmente, com o aprendizado de Ciências Naturais, ao estimular a curiosidade, a imaginação e o pensamento investigativo acerca da realidade, favorecendo a formação de jovens interessados e protagonistas no que acontece em seu meio, isso, mediante a intervenção do professor.
author2 Groto, Silvia Regina
author_facet Groto, Silvia Regina
Gonçalves, Emilly de Oliveira
format bachelorThesis
author Gonçalves, Emilly de Oliveira
author_sort Gonçalves, Emilly de Oliveira
title Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
title_short Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
title_full Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
title_fullStr Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
title_full_unstemmed Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
title_sort contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “viagem ao céu”
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357
work_keys_str_mv AT goncalvesemillydeoliveira contribuicoesdaliteraturademonteirolobatoaoensinodecienciasdoprimeirociclodasseriesiniciaisdoensinofundamentalumaanalisedaobraviagemaoceu
_version_ 1773962525745872896