Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas cie...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42357 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas científicas possíveis de serem abordadas, em consonância com o que prescrevem os documentos oficiais da educação brasileira para esse nível de ensino, notadamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste último caso, as temáticas identificadas contemplam, notadamente, a unidade temática “vida e universo”. De modo geral, concluímos que a obra “Viagem ao Ceú”, de Monteiro Lobato, poderia contribuir, especialmente, com o aprendizado de Ciências Naturais, ao estimular a curiosidade, a imaginação e o pensamento investigativo acerca da realidade, favorecendo a formação de jovens interessados e protagonistas no que acontece em seu meio, isso, mediante a intervenção do professor. |
---|