Uso de procedimentos metodológicos no ensinar geografia nos anos finais do Ensino Fundamental I: reflexões no campo de estágio.

A utilização de novos procedimentos metodológicos no fazer pedagógico na geografia escolar, tem contribuído para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos discentes de modo que sejam capazes de buscar informações por si próprios, desenvolvendo autonomia e o potencial reflexivo dos sujeitos. A partir...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Hobede Silva.
Outros Autores: Soares Junior, Francisco Claudio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42352
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A utilização de novos procedimentos metodológicos no fazer pedagógico na geografia escolar, tem contribuído para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos discentes de modo que sejam capazes de buscar informações por si próprios, desenvolvendo autonomia e o potencial reflexivo dos sujeitos. A partir das vivências nos estágios, do acompanhamento do professor orientador e do suporte teórico acadêmico, verificamos que um projeto de incentivo a pesquisa geográfica dentro da escola, seja por meio da literatura, do estudo do meio ou de projetos de pesquisa, assim como, de outras linguagens e procedimentos são de extrema importância. O ato de investigar inicia por um tema intrínseco das crianças para que despertem o gosto de pesquisar, ler e compreender. Apoiado nas contribuições de autores como Cavalcante (2002), Freire (1996), Oliveira e Marandola Junior (2010), entre outros. Sendo esses fatores essenciais para a construção de indivíduos críticos e reflexivos dentro da sociedade, assim o objetivo deste estudo é refletir sobre os procedimentos metodológicos utilizados por professores no processo de ensinar e aprender Geografia no contexto de práticas pedagógicas vivenciadas nos campos de estágios do curso de Pedagogia/UFRN. Foi realizado uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, recorrendo a estudos clássicos da Geografia e da formação de professores. Com isso percebemos que o ato de pesquisar/refletir através de novos procedimentos causou mudanças nas crianças envolvidas na aprendizagem como: qualificação educacional, ampla análise sobre o estudo, reflexões e perspectivas para o futuro, hábito de estudo semanal, curiosidade, vontade de aprender e o desejo pelo novo, entre outras características que as diferenciam dos demais estudantes que não tem o hábito da pesquisa. Sendo assim, se entende que os projetos desenvolvidos na escola por meio do uso de novos procedimentos metodológico incentivam à busca de novos conhecimentos e reflexões, contribuindo para a realização de um saber geográfico significativo.