A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo

This monography will discuss on regards to childhood education and the educator’s academic background, as well as his practices working towards a non sexist education. In this context, the present research was made by the desire to investigate in which ways the childhood education, more specifically...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Viviane Tavares
Outros Autores: Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42351
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42351
record_format dspace
spelling ri-123456789-423512021-10-05T14:50:45Z A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo Costa, Viviane Tavares Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Lima, Bruno de Oliveira Martins, Deyse Karla de Oliveira Educação Infantil Educação não-sexista Formação de professores This monography will discuss on regards to childhood education and the educator’s academic background, as well as his practices working towards a non sexist education. In this context, the present research was made by the desire to investigate in which ways the childhood education, more specifically the educator’s academic background and his pedagogic practices can contribute to a non sexist education. For this reason, the research intends to discuss the following topic: childhood educator formation and their teaching practices on behalf of a non-sexist education. The goal of this research is to investigate the early childhood educator’s academic background e their pedagogic practices acting professionally towards a non sexist education. Main utilized references was: RCNEI (1998); Vianna and Finco (2009); Lopes (2005); Pimenta (1996) and Louro (2014). This monography paper had its research based on qualitative fundments of the methodological referencial. In conclusion, so that the childhood education and or the early childhood educator may work towards a non sexist education, having as his/her objective to promote education practices that can provide for better non sexist relationships between boys and girls, it is fundamental to troubleshoot the academic background of the educators, leading the teachers to be developed more critic, reflexive and more aware in which ways the sexist behaviour can reveal itself on the school environment and in its pedagogic practices. A presente monografia discutirá a respeito da Educação Infantil e a formação do/a educador/a infantil, bem como a sua prática docente para atuar por uma educação não-sexista. Nesse contexto, a realização desta pesquisa se deu pelo interesse de querer investigar a maneira que a Educação Infantil, mais especificamente, a formação do/a educador/a infantil e a sua prática pedagógica, pode vir a contribuir para uma educação não-sexista. Assim, este estudo pretende abordar o tema: A formação do/a educador/a infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista. O objetivo desta pesquisa é investigar a partir da formação acadêmica de professores/as da Educação Infantil e a sua prática pedagógica para atuar profissionalmente por uma educação não-sexista. As principais referências utilizadas foram: RCNEI (1998); Vianna e Finco (2009); Lopes (2005); Pimenta (1996) e Louro (2014). A realização deste trabalho monográfico teve a pesquisa qualitativa como fundamentação do referencial metodológico. Por fim, concluiu-se que, para que a Educação Infantil e o/a educador/a infantil possa atuar por uma educação não-sexista, tendo como objetivo promover práticas educativas que favoreçam relações não-sexistas entre meninos e meninas, é fundamental problematizar a formação de educadores/as, a fim de que o/a professor/a seja um docente crítico, reflexivo, e atento às formas que o sexismo pode se revelar no espaço escolar e em sua prática pedagógica. 2019-07-23T20:43:38Z 2021-10-05T14:50:45Z 2019-07-23T20:43:38Z 2021-10-05T14:50:45Z 2018-12 bachelorThesis 2010031229 COSTA, Viviane Tavares. A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo. 2018. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42351 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil
Educação não-sexista
Formação de professores
spellingShingle Educação Infantil
Educação não-sexista
Formação de professores
Costa, Viviane Tavares
A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
description This monography will discuss on regards to childhood education and the educator’s academic background, as well as his practices working towards a non sexist education. In this context, the present research was made by the desire to investigate in which ways the childhood education, more specifically the educator’s academic background and his pedagogic practices can contribute to a non sexist education. For this reason, the research intends to discuss the following topic: childhood educator formation and their teaching practices on behalf of a non-sexist education. The goal of this research is to investigate the early childhood educator’s academic background e their pedagogic practices acting professionally towards a non sexist education. Main utilized references was: RCNEI (1998); Vianna and Finco (2009); Lopes (2005); Pimenta (1996) and Louro (2014). This monography paper had its research based on qualitative fundments of the methodological referencial. In conclusion, so that the childhood education and or the early childhood educator may work towards a non sexist education, having as his/her objective to promote education practices that can provide for better non sexist relationships between boys and girls, it is fundamental to troubleshoot the academic background of the educators, leading the teachers to be developed more critic, reflexive and more aware in which ways the sexist behaviour can reveal itself on the school environment and in its pedagogic practices.
author2 Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
author_facet Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
Costa, Viviane Tavares
format bachelorThesis
author Costa, Viviane Tavares
author_sort Costa, Viviane Tavares
title A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
title_short A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
title_full A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
title_fullStr A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
title_full_unstemmed A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
title_sort formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do cmei haydée monteiro bezerra de melo
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42351
work_keys_str_mv AT costavivianetavares aformacaodoeducadoreeducadorainfantileasuaatuacaoporumaeducacaonaosexistaumaleituraapartirdaexperienciadeprofessorasdocmeihaydeemonteirobezerrademelo
AT costavivianetavares formacaodoeducadoreeducadorainfantileasuaatuacaoporumaeducacaonaosexistaumaleituraapartirdaexperienciadeprofessorasdocmeihaydeemonteirobezerrademelo
_version_ 1773957478238650368