Direito à educação de qualidade na perspectiva da educação integral
Uma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõ...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-423492021-10-05T14:50:40Z Direito à educação de qualidade na perspectiva da educação integral um estudo do Programa Mais Educação Souza, Beatriz Matias de Garcia, Luciane Terra dos Santos Garcia, Luciane Terra dos Santos Lopes, Janaína Barbosa Guedes, Josenilson Viana Educação Integral. Programa Mais Educação. Qualidade da Educação. Uma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõe a ampliar a jornada dos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino do país. Este artigo tem como objetivo analisar como esse programa contribui para efetivar o direito à educação de qualidade, na perspectiva de uma educação integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimentos a revisão bibliográfica e documental. Considera-se que os princípios orientadores do programa acenam para uma educação integral, no entanto, por não assegurar mudanças significativas na estrutura física e nos recursos escolares, nem exigir dos responsáveis pela execução das atividades propostas formação pedagógica mínima para o exercício da função, entende-se que, dificilmente, seu objetivo será alcançado. 2019-10-29T20:38:28Z 2021-10-05T14:50:40Z 2019-10-29T20:38:28Z 2021-10-05T14:50:40Z 2019-06-19 bachelorThesis 2015051046 SOUZA, Beatriz Matias de. Direito à educação de qualidade na perspectiva da educação integral: um estudo do Programa Mais Educação 2008-2010. 2019. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42349 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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Uma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõe a ampliar a jornada dos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino do país. Este artigo tem como objetivo analisar como esse programa contribui para efetivar o direito à educação de qualidade, na perspectiva de uma educação integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimentos a revisão bibliográfica e documental. Considera-se que os princípios orientadores do programa acenam para uma educação integral, no entanto, por não assegurar mudanças significativas na estrutura física e nos recursos escolares, nem exigir dos responsáveis pela execução das atividades propostas formação pedagógica mínima para o exercício da função, entende-se que, dificilmente, seu objetivo será alcançado. |
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