Direito à educação de qualidade na perspectiva da educação integral
Uma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõ...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42349 |
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Resumo: | Uma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõe a ampliar a jornada dos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino do país. Este artigo tem como objetivo analisar como esse programa contribui para efetivar o direito à educação de qualidade, na perspectiva de uma educação integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimentos a revisão bibliográfica e documental. Considera-se que os princípios orientadores do programa acenam para uma educação integral, no entanto, por não assegurar mudanças significativas na estrutura física e nos recursos escolares, nem exigir dos responsáveis pela execução das atividades propostas formação pedagógica mínima para o exercício da função, entende-se que, dificilmente, seu objetivo será alcançado. |
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