Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido
O presente trabalho pretende discutir acerca da produção de subjetividade dos/as professores/as em um contexto de ataque à Educação, especialmente no que se refere ao projeto de lei Escola Sem Partido. Para tratar desse tema foram realizados estudos sobre subjetividade docente, projetos políticos, d...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42348 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42348 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423482021-10-05T14:50:38Z Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido Dantas, Ana Luiza Oliveira Sampaio, Marisa Narcizo Sampaio, Marisa Narcizo Ribeiro, Cynara Teixeira Kranz, Cláudia Rosana Subjetividade. Escola Sem Partido. Docência. O presente trabalho pretende discutir acerca da produção de subjetividade dos/as professores/as em um contexto de ataque à Educação, especialmente no que se refere ao projeto de lei Escola Sem Partido. Para tratar desse tema foram realizados estudos sobre subjetividade docente, projetos políticos, de lei e de educação e sua influência na formação docente e na Educação pública no Brasil. O estudo realizado adotou a concepção histórico cultural para discutir e relacionar os conceitos de subjetividade, desenvolvimento profissional e educação, como também elementos que perpassam esses conceitos. Com apoio nos pressupostos da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, concebe-se aqui a subjetividade como um sistema pessoal complexo de compreensão do mundo, que se transforma a partir das experiências do sujeito e na sua relação e interação com o outro; processo que está em constante produção e integra várias funções psíquicas como pensamento, emoções, e sentimentos. A subjetividade do professor tratada nessa perspectiva, se configura nas esferas da vida pessoal e profissional, de maneira intrínseca e complementar. Para enriquecer a discussão sobre a produção de vida e de saberes dos/as professores/as, contou-se com a contribuição do autor Antônio Nóvoa, que compreende a pessoalidade do sujeito como fonte de sustentação, identidade e resistência para a sua profissionalidade. Com base nesses fundamentos, foram realizadas análises e prospecções críticas sobre os impactos das propostas presentes no Projeto de Lei Escola Sem Partido na subjetividade dos/as professores/as, como também um prognóstico para enfrentamento dos efeitos do projeto de lei. Este artigo identifica o Projeto de Lei Escola Sem Partido; os impactos do projeto e o que ele representa; e a resistência da profissão diante das propostas. 2019-10-29T20:34:58Z 2021-10-05T14:50:38Z 2019-10-29T20:34:58Z 2021-10-05T14:50:38Z 2019-06-25 bachelorThesis 2013035704 DANTAS, Ana Luiza Oliveira. Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola Sem Partido. 2019. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42348 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Subjetividade. Escola Sem Partido. Docência. |
spellingShingle |
Subjetividade. Escola Sem Partido. Docência. Dantas, Ana Luiza Oliveira Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido |
description |
O presente trabalho pretende discutir acerca da produção de subjetividade dos/as professores/as em um contexto de ataque à Educação, especialmente no que se refere ao projeto de lei Escola Sem Partido. Para tratar desse tema foram realizados estudos sobre subjetividade docente, projetos políticos, de lei e de educação e sua influência na formação docente e na Educação pública no Brasil. O estudo realizado adotou a concepção histórico cultural para discutir e relacionar os conceitos de subjetividade, desenvolvimento profissional e educação, como também elementos que perpassam esses conceitos. Com apoio nos pressupostos da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, concebe-se aqui a subjetividade como um sistema pessoal complexo de compreensão do mundo, que se transforma a partir das experiências do sujeito e na sua relação e interação com o outro; processo que está em constante produção e integra várias funções psíquicas como pensamento, emoções, e sentimentos. A subjetividade do professor tratada nessa perspectiva, se configura nas esferas da vida pessoal e profissional, de maneira intrínseca e complementar. Para enriquecer a discussão sobre a produção de vida e de saberes dos/as professores/as, contou-se com a contribuição do autor Antônio Nóvoa, que compreende a pessoalidade do sujeito como fonte de sustentação, identidade e resistência para a sua profissionalidade. Com base nesses fundamentos, foram realizadas análises e prospecções críticas sobre os impactos das propostas presentes no Projeto de Lei Escola Sem Partido na subjetividade dos/as professores/as, como também um prognóstico para enfrentamento dos efeitos do projeto de lei. Este artigo identifica o Projeto de Lei Escola Sem Partido; os impactos do projeto e o que ele representa; e a resistência da profissão diante das propostas. |
author2 |
Sampaio, Marisa Narcizo |
author_facet |
Sampaio, Marisa Narcizo Dantas, Ana Luiza Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Dantas, Ana Luiza Oliveira |
author_sort |
Dantas, Ana Luiza Oliveira |
title |
Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido |
title_short |
Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido |
title_full |
Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido |
title_fullStr |
Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido |
title_full_unstemmed |
Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido |
title_sort |
produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do projeto de lei escola sem partido |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42348 |
work_keys_str_mv |
AT dantasanaluizaoliveira producaodesubjetividadedosasprofessoresasemcontextodeataqueaeducacaopormeiodoprojetodeleiescolasempartido |
_version_ |
1773958125910491136 |