Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado

O presente trabalho é um relato reflexivo sobre a prática vivenciada durante o Estágio Supervisionado Obrigatório I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).O objetivo deste relato é refletir a importância e as contribuições que o Estágio Supervisionado possibili...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Viana, Yasmin Karolaine Neves
Outros Autores: Groto, Silvia Regina
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42335
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42335
record_format dspace
spelling ri-123456789-423352021-10-05T14:50:12Z Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado Viana, Yasmin Karolaine Neves Groto, Silvia Regina Groto, Silvia Regina Araújo, Jacyene Melo Oliveira Andrade, Maria da Conceição de Oliveira Educação Infantil. Ensino de Ciências. Formação Inicial. O presente trabalho é um relato reflexivo sobre a prática vivenciada durante o Estágio Supervisionado Obrigatório I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).O objetivo deste relato é refletir a importância e as contribuições que o Estágio Supervisionado possibilitou à minha formação inicial no que se refere às práticas vivenciadas no NEI-CAp/UFRN, a partir de um recorte sobre o ensino de ciências e Educação Infantil. Para embasar a discussão e alcançar o objetivo proposto foram revisadas obras, textos de alguns autores e documentos oficiais, como, por exemplo, Brasil (1998; 2005; 2010), Pimenta e Lima (2004); Shön (2000), Freire (2005), Rêgo (1995), Victor (2012), Longhini (2008), entre outros. Como resultados encontrados estão a importância do estágio para o início da construção da minha identidade docente, a importância que o contato com a metodologia Tema de Pesquisa teve em minha formação, evidenciando que é possível realizar um trabalho efetivo com crianças, envolvendo conteúdos das ciências e alcançando resultados expressivos e a evidência de que para ser professor da Educação Infantil é preciso estar constantemente estudando e buscando conhecimento: pesquisando conteúdos, atividades e estratégias a serem utilizadas e refletindo sua prática visando transformá-la. O Estágio Supervisionado é um momento único na vida dos estudantes, em que começamos a traçar metas e caminhos para futuras práticas. A experiência possibilitou o contato com várias formas de abordar as temáticas relacionadas às ciências naturais, evidenciando que é possível realizar um trabalho efetivo com crianças, tendo elas como foco da aprendizagem. 2019-10-29T20:26:34Z 2021-10-05T14:50:12Z 2019-10-29T20:26:34Z 2021-10-05T14:50:12Z 2019 bachelorThesis 2015052400 VIANA, Yasmin Karolaine Neves. Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado. 2019. 47 f. TCC (Graduação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42335 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil.
Ensino de Ciências.
Formação Inicial.
spellingShingle Educação Infantil.
Ensino de Ciências.
Formação Inicial.
Viana, Yasmin Karolaine Neves
Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado
description O presente trabalho é um relato reflexivo sobre a prática vivenciada durante o Estágio Supervisionado Obrigatório I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).O objetivo deste relato é refletir a importância e as contribuições que o Estágio Supervisionado possibilitou à minha formação inicial no que se refere às práticas vivenciadas no NEI-CAp/UFRN, a partir de um recorte sobre o ensino de ciências e Educação Infantil. Para embasar a discussão e alcançar o objetivo proposto foram revisadas obras, textos de alguns autores e documentos oficiais, como, por exemplo, Brasil (1998; 2005; 2010), Pimenta e Lima (2004); Shön (2000), Freire (2005), Rêgo (1995), Victor (2012), Longhini (2008), entre outros. Como resultados encontrados estão a importância do estágio para o início da construção da minha identidade docente, a importância que o contato com a metodologia Tema de Pesquisa teve em minha formação, evidenciando que é possível realizar um trabalho efetivo com crianças, envolvendo conteúdos das ciências e alcançando resultados expressivos e a evidência de que para ser professor da Educação Infantil é preciso estar constantemente estudando e buscando conhecimento: pesquisando conteúdos, atividades e estratégias a serem utilizadas e refletindo sua prática visando transformá-la. O Estágio Supervisionado é um momento único na vida dos estudantes, em que começamos a traçar metas e caminhos para futuras práticas. A experiência possibilitou o contato com várias formas de abordar as temáticas relacionadas às ciências naturais, evidenciando que é possível realizar um trabalho efetivo com crianças, tendo elas como foco da aprendizagem.
author2 Groto, Silvia Regina
author_facet Groto, Silvia Regina
Viana, Yasmin Karolaine Neves
format bachelorThesis
author Viana, Yasmin Karolaine Neves
author_sort Viana, Yasmin Karolaine Neves
title Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado
title_short Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado
title_full Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado
title_fullStr Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado
title_full_unstemmed Educação Infantil, Ciências da Natureza e o NEI-CAp/UFRN: um relato reflexivo do estágio supervisionado
title_sort educação infantil, ciências da natureza e o nei-cap/ufrn: um relato reflexivo do estágio supervisionado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42335
work_keys_str_mv AT vianayasminkarolaineneves educacaoinfantilcienciasdanaturezaeoneicapufrnumrelatoreflexivodoestagiosupervisionado
_version_ 1773958861810565120