Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário
As identidades de gênero não são dadas biologicamente. Na verdade, construídas culturalmente, os aspectos tidos como femininos ou masculinos são instituídos por meio de diferentes aprendizagens reforçadas socialmente. Nesse sentido, a literatura infantil se configura como uma das muitas pedagogias c...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42331 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42331 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423312021-10-05T14:50:03Z Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário Lopes, Júlia Maria Silva Ribeiro, Vândiner Ribeiro, Vândiner Freitas, Daniele Amaral Silva Soares Júnior, Azemar dos Santos Gênero Literatura Infantil Currículo As identidades de gênero não são dadas biologicamente. Na verdade, construídas culturalmente, os aspectos tidos como femininos ou masculinos são instituídos por meio de diferentes aprendizagens reforçadas socialmente. Nesse sentido, a literatura infantil se configura como uma das muitas pedagogias culturais presentes nos meios de convívio, ou seja, é um currículo veiculador de diferentes discursos que, ao representarem feminilidades e masculinidades, incitam a produção de representações de gêneros. Assim, têm-se como objetivo analisar como as representações de feminino e masculino presentes em livros do PNLD Literário ensinam modos de ser menina e menino. Para isso, utilizou-se como referencial teórico os estudos de currículo em uma perspectiva pós-crítica, os estudos de gênero e os estudos de Michael Foucault. Metodologicamente, associou-se à análise de caráter documental a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados demonstram que os livros apresentam discursos que reiteram formas padronizadas e “dominantes” de ser homem e mulher, posicionando tais sujeitos em espaços e comportamentos binários. Portanto, o estudo contribui no sentido de problematizar os significados produzidos e compartilhados acerca dos gêneros por meio da literatura, possibilitando novos olhares e compreensões no tocante a essa questão. 2020-02-06T14:20:01Z 2021-10-05T14:50:02Z 2020-02-06T14:20:01Z 2021-10-05T14:50:02Z 2019-12-03 bachelorThesis 2016054740 LOPES, Julia Maria Silva. Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário. 2019. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42331 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Gênero Literatura Infantil Currículo |
spellingShingle |
Gênero Literatura Infantil Currículo Lopes, Júlia Maria Silva Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário |
description |
As identidades de gênero não são dadas biologicamente. Na verdade, construídas culturalmente, os aspectos tidos como femininos ou masculinos são instituídos por meio de diferentes aprendizagens reforçadas socialmente. Nesse sentido, a literatura infantil se configura como uma das muitas pedagogias culturais presentes nos meios de convívio, ou seja, é um currículo veiculador de diferentes discursos que, ao representarem feminilidades e masculinidades, incitam a produção de representações de gêneros. Assim, têm-se como objetivo analisar como as representações de feminino e masculino presentes em livros do PNLD Literário ensinam modos de ser menina e menino. Para isso, utilizou-se como referencial teórico os estudos de currículo em uma perspectiva pós-crítica, os estudos de gênero e os estudos de Michael Foucault. Metodologicamente, associou-se à análise de caráter documental a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados demonstram que os livros apresentam discursos que reiteram formas padronizadas e “dominantes” de ser homem e mulher, posicionando tais sujeitos em espaços e comportamentos binários. Portanto, o estudo contribui no sentido de problematizar os significados produzidos e compartilhados acerca dos gêneros por meio da literatura, possibilitando novos olhares e compreensões no tocante a essa questão. |
author2 |
Ribeiro, Vândiner |
author_facet |
Ribeiro, Vândiner Lopes, Júlia Maria Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Lopes, Júlia Maria Silva |
author_sort |
Lopes, Júlia Maria Silva |
title |
Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário |
title_short |
Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário |
title_full |
Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário |
title_fullStr |
Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário |
title_full_unstemmed |
Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário |
title_sort |
narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do pnld literário |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42331 |
work_keys_str_mv |
AT lopesjuliamariasilva narrativasqueensinamrepresentacoesdegeneroemlivrosdopnldliterario |
_version_ |
1773957743234777088 |