Narrativas que ensinam: representações de gênero em livros do PNLD Literário

As identidades de gênero não são dadas biologicamente. Na verdade, construídas culturalmente, os aspectos tidos como femininos ou masculinos são instituídos por meio de diferentes aprendizagens reforçadas socialmente. Nesse sentido, a literatura infantil se configura como uma das muitas pedagogias c...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Júlia Maria Silva
Outros Autores: Ribeiro, Vândiner
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42331
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Descrição
Resumo:As identidades de gênero não são dadas biologicamente. Na verdade, construídas culturalmente, os aspectos tidos como femininos ou masculinos são instituídos por meio de diferentes aprendizagens reforçadas socialmente. Nesse sentido, a literatura infantil se configura como uma das muitas pedagogias culturais presentes nos meios de convívio, ou seja, é um currículo veiculador de diferentes discursos que, ao representarem feminilidades e masculinidades, incitam a produção de representações de gêneros. Assim, têm-se como objetivo analisar como as representações de feminino e masculino presentes em livros do PNLD Literário ensinam modos de ser menina e menino. Para isso, utilizou-se como referencial teórico os estudos de currículo em uma perspectiva pós-crítica, os estudos de gênero e os estudos de Michael Foucault. Metodologicamente, associou-se à análise de caráter documental a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados demonstram que os livros apresentam discursos que reiteram formas padronizadas e “dominantes” de ser homem e mulher, posicionando tais sujeitos em espaços e comportamentos binários. Portanto, o estudo contribui no sentido de problematizar os significados produzidos e compartilhados acerca dos gêneros por meio da literatura, possibilitando novos olhares e compreensões no tocante a essa questão.