Beirada, Surubajá, Georgino... História Local e ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Senado Georgino Avelino/RN
O presente estudo tem como objeto o ensino de História local e como objetivos refletir sobre concepções e práticas de ensino da História e da História local, desenvolvidas por professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de Senador Georgino Avelino/RN...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42330 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente estudo tem como objeto o ensino de História local e como objetivos refletir sobre concepções e práticas de ensino da História e da História local, desenvolvidas por professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de Senador Georgino Avelino/RN. Almeja, também verificar se a História Local integra os conhecimentos históricos nos Anos Iniciais, explicitar as definições de História e História Local dos professores colaboradores e quais os recursos e métodos usados no ensino de História e da História local. Para tratamos da História Local, nos apoiamos em Fagundes (2006). A construção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram um professor e uma professora, cada qual atuando em uma das escolas de Ensino Fundamental de do citado município. Colaboraram também antigos moradores do município, cujas memórias foram organizadas por meio do método da História Oral. A metodologia para análise dos dados inspirou-se nas pesquisas qualitativas. Para isso, foram definimos os seguintes critérios: Concepções de História; Planejamento das aulas de História; Contribuições da História Local na formação de alunos e alunas e Conteúdos ou temáticas e métodos nas aulas de História local. Constatamos que os professores trabalham com seus alunos conceitos e temáticas da História Local, utilizando metodologias para aproximar os alunos do patrimônio cultural do município. |
---|