A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42324 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423242021-10-05T14:49:45Z A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de PAIVA, Maria Cristina Leandro de Paiva, Maria Cristina Leandro de Oliveira, Jacyene Melo de Marinho, Joselidia de Oliveira Crianças. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Processo de Transição. O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de 2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano, assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica. Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006 e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves (2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento. O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição menos impactante possível. 2020-03-11T12:35:14Z 2021-10-05T14:49:45Z 2020-03-11T12:35:14Z 2021-10-05T14:49:45Z 2019-12-04 bachelorThesis 2015057925 MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de. A Transição das Crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Pública Municipal da Cidade do Natal/RN. 2019. 68 f. Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Crianças. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Processo de Transição. |
spellingShingle |
Crianças. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Processo de Transição. MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN |
description |
O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do
Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir
da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para
alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de
2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano,
assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e
uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem
como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a
entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da
turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia
e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica.
Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação
brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL,
1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes
Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a
inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006
e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação
Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda
trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves
(2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir
de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo
de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse
processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento.
O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil
para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem
como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a
segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos,
protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição
menos impactante possível. |
author2 |
PAIVA, Maria Cristina Leandro de |
author_facet |
PAIVA, Maria Cristina Leandro de MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de |
format |
bachelorThesis |
author |
MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de |
author_sort |
MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de |
title |
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN |
title_short |
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN |
title_full |
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN |
title_fullStr |
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN |
title_full_unstemmed |
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN |
title_sort |
transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324 |
work_keys_str_mv |
AT menezesamandafhilladelfiabezerrasilvade atransicaodascriancasdaeducacaoinfantilparaoensinofundamentalemumaescoladaredepublicamunicipaldacidadedonatalrn AT menezesamandafhilladelfiabezerrasilvade transicaodascriancasdaeducacaoinfantilparaoensinofundamentalemumaescoladaredepublicamunicipaldacidadedonatalrn |
_version_ |
1773957569942913024 |