A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN

O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de
Outros Autores: PAIVA, Maria Cristina Leandro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42324
record_format dspace
spelling ri-123456789-423242021-10-05T14:49:45Z A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de PAIVA, Maria Cristina Leandro de Paiva, Maria Cristina Leandro de Oliveira, Jacyene Melo de Marinho, Joselidia de Oliveira Crianças. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Processo de Transição. O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de 2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano, assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica. Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006 e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves (2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento. O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição menos impactante possível. 2020-03-11T12:35:14Z 2021-10-05T14:49:45Z 2020-03-11T12:35:14Z 2021-10-05T14:49:45Z 2019-12-04 bachelorThesis 2015057925 MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de. A Transição das Crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Pública Municipal da Cidade do Natal/RN. 2019. 68 f. Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Crianças.
Educação Infantil.
Ensino Fundamental.
Processo de Transição.
spellingShingle Crianças.
Educação Infantil.
Ensino Fundamental.
Processo de Transição.
MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
description O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de 2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano, assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica. Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006 e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves (2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento. O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição menos impactante possível.
author2 PAIVA, Maria Cristina Leandro de
author_facet PAIVA, Maria Cristina Leandro de
MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de
format bachelorThesis
author MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de
author_sort MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de
title A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_short A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_full A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_fullStr A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_full_unstemmed A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_sort transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do natal/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324
work_keys_str_mv AT menezesamandafhilladelfiabezerrasilvade atransicaodascriancasdaeducacaoinfantilparaoensinofundamentalemumaescoladaredepublicamunicipaldacidadedonatalrn
AT menezesamandafhilladelfiabezerrasilvade transicaodascriancasdaeducacaoinfantilparaoensinofundamentalemumaescoladaredepublicamunicipaldacidadedonatalrn
_version_ 1773957569942913024