A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN

O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de
Outros Autores: PAIVA, Maria Cristina Leandro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324
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Descrição
Resumo:O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de 2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano, assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica. Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006 e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves (2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento. O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição menos impactante possível.