A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42324 |
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Resumo: | O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do
Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir
da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para
alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de
2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano,
assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e
uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem
como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a
entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da
turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia
e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica.
Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação
brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL,
1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes
Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a
inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006
e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação
Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda
trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves
(2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir
de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo
de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse
processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento.
O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil
para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem
como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a
segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos,
protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição
menos impactante possível. |
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