“Indisciplinado, ofendeu com palavras obcenas”: disciplina e castigo na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte (1930-1942)
Este trabalho tem por objetivo analisar a educação disciplinar da Escola Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte no período que vai de 1930 a 1942. A referida instituição, foi criada pelo decreto número 5181 de 16 de dezembro de 1872 e tinha por intenção recrutar menores entre dez a dezessete a...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-423162021-10-05T14:49:27Z “Indisciplinado, ofendeu com palavras obcenas”: disciplina e castigo na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte (1930-1942) Alves, Sandra Vandréa Marcelino Soares Junior, Azemar dos Santos Soares Júnior, Azemar dos Santos Andrade, Vivian Galdino de Andrade, João Maria Valença de Educação disciplina corpo Este trabalho tem por objetivo analisar a educação disciplinar da Escola Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte no período que vai de 1930 a 1942. A referida instituição, foi criada pelo decreto número 5181 de 16 de dezembro de 1872 e tinha por intenção recrutar menores entre dez a dezessete anos, objetivando a capacitação para o exercício militar, por meio de uma educação disciplinarizadora. Assim, visava torná-los jovens obedientes e aptos para servir nas chamadas forças navais. Dessa maneira, depois de formados na referida escola, esses jovens quando aptos ao exercício militar eram submetidos às Companhias de Imperiais Marinheiro na Corte brasileira. Nessa perspectiva, optamos por analisar os últimos anos de funcionamento dessa instituição, pois nos deparamos com o livro de anotações de disciplina e punições aplicadas aos aprendizes. Sendo assim, o embasamento teórico desta análise dá-se pela apropriação do conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2010), além de outros autores que dialogam com a temática. A metodologia utilizada foi a análise e a problematização de documentos como o Livro de Pareceres Para Conselho de Disciplinas Para Menores e o Livro de Castigos Para Aprendizes Marinheiros, além do Manual do Marinheiro. Dessa forma, conclui-se, então, que essas Companhias tiveram grande participação na uniformização dos corpos infantis com o fim de prepará-los para trabalhos militares na Marinha do Brasil. 2018-08-15T16:25:52Z 2021-10-05T14:49:27Z 2018-08-15T16:25:52Z 2021-10-05T14:49:27Z 2018-07-03 bachelorThesis 2014095663 ALVES, Sandra Vandréa Marcelino. “Indisciplinado, ofendeu com palavras obcenas”: disciplina e castigo na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte (1930-1942). 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42316 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia presencial |
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Educação disciplina corpo Alves, Sandra Vandréa Marcelino “Indisciplinado, ofendeu com palavras obcenas”: disciplina e castigo na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte (1930-1942) |
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Este trabalho tem por objetivo analisar a educação disciplinar da Escola Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte no período que vai de 1930 a 1942. A referida instituição, foi criada pelo decreto número 5181 de 16 de dezembro de 1872 e tinha por intenção recrutar menores entre dez a dezessete anos, objetivando a capacitação para o exercício militar, por meio de uma educação disciplinarizadora. Assim, visava torná-los jovens obedientes e aptos para servir nas chamadas forças navais. Dessa maneira, depois de formados na referida escola, esses jovens quando aptos ao exercício militar eram submetidos às Companhias de Imperiais Marinheiro na Corte brasileira. Nessa perspectiva, optamos por analisar os últimos anos de funcionamento dessa instituição, pois nos deparamos com o livro de anotações de disciplina e punições aplicadas aos aprendizes. Sendo assim, o embasamento teórico desta análise dá-se pela apropriação do conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2010), além de outros autores que dialogam com a temática. A metodologia utilizada foi a análise e a problematização de documentos como o Livro de Pareceres Para Conselho de Disciplinas Para Menores e o Livro de Castigos Para Aprendizes Marinheiros, além do Manual do Marinheiro. Dessa forma, conclui-se, então, que essas Companhias tiveram grande participação na uniformização dos corpos infantis com o fim de prepará-los para trabalhos militares na Marinha do Brasil. |
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