Literatura fantástica e formação de leitor: o que revelam os estudos?
O trabalho tem como tema Literatura fantástica e formação de leitor. O interesse por esse tema surgiu a partir de leituras de narrativas fantásticas durante a infância e a adolescência. Essas leituras passaram a ser problematizadas durante a graduação em Pedagogia, mediante perguntas do tipo: Como o...
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Autor principal: | |
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42309 |
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Resumo: | O trabalho tem como tema Literatura fantástica e formação de leitor. O interesse por esse tema surgiu a partir de leituras de narrativas fantásticas durante a infância e a adolescência. Essas leituras passaram a ser problematizadas durante a graduação em Pedagogia, mediante perguntas do tipo: Como os pesquisadores conceituam o fantástico? Quais as características desse tipo de literatura? Quais as suas contribuições para a formação do leitor? Compreende-se que na formação do leitor vários aspectos estão implicados, como o acesso dos leitores às obras e práticas regulares de leitura. Nessa direção, destaca-se a necessidade de o professor conhecer sobre os gêneros lidos, no caso em específico, as histórias fantásticas, de modo a influenciar positivamente a formação do aprendiz como leitor. Nesse sentido, indagamos: o que revelam os estudos sobre a literatura fantástica? O trabalho, portanto, constitui uma pesquisa de natureza bibliográfica (GIL, 2002) com objetivo de natureza exploratória: evidenciar os achados dos estudos sobre o fantástico, com vistas à formação do leitor dos anos iniciais do fundamental. Para compor o referencial teórico, destacam-se os estudos de FREIRE (1989) sobre leitura; as reflexões de ZILBERMAN (2003), COELHO (2000) e AMARILHA (2009) sobre literatura e prática pedagógica; as análises de YUNES e PONDÉ (1988) e as ideias de SMITH (1989) referentes aos conceitos de leitura e formação do leitor; as pesquisas de TODOROV (2008), HELD (1980), ROAS (2013) e CESERANI (2006) sobre literatura fantástica e, por fim; reflexões sobre a leitura no ensino fundamental (BRASIL,1997). Com base nesse referencial, são apresentados conceitos e a importância da leitura: por meio dela compreende-se o outro e o mundo, assim como, compreende-se o que ler através dos conhecimentos prévios do leitor. O aprendizado da leitura acontece através do contato com os livros e convivência e incentivo de leitores experientes. Também, são analisados os conceitos, as características e as contribuições do fantástico para a formação do leitor. Conclui-se que a literatura fantástica propicia contribuições importantes, como: intensifica a formação do leitor reflexivo, sobre si mesmo e o mundo em que o cerca; envolve o leitor de modo a provocar a sua imaginação e criatividade. Espera-se com isso, que o professor possa perceber as contribuições desse gênero literário e que possa trabalhá-lo na formação do leitor. |
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