Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
It is notorious that the advance of educational technologies has been growing significantly in the present times and, with this, one must think about access to it in order to reach all people, that is, to make it accessible to people with disabilities. The present work aims to discuss the accessi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42288 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42288 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422882021-10-05T14:48:36Z Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico Silva, Layse Kelly Santos da Viana, Flávia Roldan Viana, Flávia Roldan Fonseca, Géssica Fabiely Martins, Cibelle Amorim Objetos de Aprendizagem Acessibilidade Surdez Pensamento estatístico Learning Objects Accessibility Deafness Statistical Thinking It is notorious that the advance of educational technologies has been growing significantly in the present times and, with this, one must think about access to it in order to reach all people, that is, to make it accessible to people with disabilities. The present work aims to discuss the accessibility of four Learning Objects (OA), aimed at deaf students, who deal with statistical thinking and who are available on the OBAMA / IMD platform, suggesting accessibility possibilities for this student. The methodology of this research was based on a bibliographic review and descriptive analysis of OA that present as content the treatment of information and are aimed at the initial years of elementary education. The construction of the results was based on the suggestions presented through the detailed analysis of the OA, according to the specific needs. These analyzes and discussions made it possible to perceive that there is still a lot to be thought about the accessibility directed to deaf students, and that a vision of these students is paramount for the construction of these OA É notório que o avanço das tecnologias educacionais vem crescendo significativamente nos tempos atuais e, com isso, deve-se pensar no acesso à mesma de forma a alcançar todas as pessoas, ou seja, torna-la acessível às pessoas com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo discutir a acessibilidade de quatro Objetos de Aprendizagem (OA), que tratam do pensamento estatístico, que estão disponibilizados na plataforma OBAMA/IMD, como materiais pedagógicos inclusivos, sugerindo possibilidades de acessibilidade direcionada para alunos surdos. A metodologia dessa pesquisa se deu a partir de uma revisão bibliográfica e análise descritiva dos OA que apresentam como conteúdo o tratamento da informação e são voltados para os anos iniciais do ensino fundamental. A construção dos resultados se deu pelas sugestões expostas através das análises detalhadas dos OA, de acordo com as necessidades específicas. Essas análises e discussões possibilitaram perceber que ainda há muito a se pensar sobre a acessibilidade direcionada a estudantes surdos, e que, uma visão desses estudantes é primordial para a construção desses OA. 2019-10-29T19:41:22Z 2021-10-05T14:48:36Z 2019-10-29T19:41:22Z 2021-10-05T14:48:36Z 2018-12-12 bachelorThesis 2015048962 SILVA, Layse Kelly Santos da. Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico. 2018. 43 f. TCC (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Departamento de Pedagogia, Curso de Pedagogia, Natal, 2018 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42288 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Objetos de Aprendizagem Acessibilidade Surdez Pensamento estatístico Learning Objects Accessibility Deafness Statistical Thinking |
spellingShingle |
Objetos de Aprendizagem Acessibilidade Surdez Pensamento estatístico Learning Objects Accessibility Deafness Statistical Thinking Silva, Layse Kelly Santos da Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
description |
It is notorious that the advance of educational technologies has been growing
significantly in the present times and, with this, one must think about access to it in
order to reach all people, that is, to make it accessible to people with disabilities. The
present work aims to discuss the accessibility of four Learning Objects (OA), aimed
at deaf students, who deal with statistical thinking and who are available on the
OBAMA / IMD platform, suggesting accessibility possibilities for this student. The
methodology of this research was based on a bibliographic review and descriptive
analysis of OA that present as content the treatment of information and are aimed at
the initial years of elementary education. The construction of the results was based
on the suggestions presented through the detailed analysis of the OA, according to
the specific needs. These analyzes and discussions made it possible to perceive that
there is still a lot to be thought about the accessibility directed to deaf students, and
that a vision of these students is paramount for the construction of these OA |
author2 |
Viana, Flávia Roldan |
author_facet |
Viana, Flávia Roldan Silva, Layse Kelly Santos da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Layse Kelly Santos da |
author_sort |
Silva, Layse Kelly Santos da |
title |
Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
title_short |
Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
title_full |
Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
title_fullStr |
Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
title_sort |
acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42288 |
work_keys_str_mv |
AT silvalaysekellysantosda acessibilidadeemobjetosdeaprendizagemdiscutindopossibilidadesnocontextodasurdezparaopensamentoestatistico |
_version_ |
1773966301503422464 |