Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico

It is notorious that the advance of educational technologies has been growing significantly in the present times and, with this, one must think about access to it in order to reach all people, that is, to make it accessible to people with disabilities. The present work aims to discuss the accessi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Layse Kelly Santos da
Outros Autores: Viana, Flávia Roldan
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42288
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42288
record_format dspace
spelling ri-123456789-422882021-10-05T14:48:36Z Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico Silva, Layse Kelly Santos da Viana, Flávia Roldan Viana, Flávia Roldan Fonseca, Géssica Fabiely Martins, Cibelle Amorim Objetos de Aprendizagem Acessibilidade Surdez Pensamento estatístico Learning Objects Accessibility Deafness Statistical Thinking It is notorious that the advance of educational technologies has been growing significantly in the present times and, with this, one must think about access to it in order to reach all people, that is, to make it accessible to people with disabilities. The present work aims to discuss the accessibility of four Learning Objects (OA), aimed at deaf students, who deal with statistical thinking and who are available on the OBAMA / IMD platform, suggesting accessibility possibilities for this student. The methodology of this research was based on a bibliographic review and descriptive analysis of OA that present as content the treatment of information and are aimed at the initial years of elementary education. The construction of the results was based on the suggestions presented through the detailed analysis of the OA, according to the specific needs. These analyzes and discussions made it possible to perceive that there is still a lot to be thought about the accessibility directed to deaf students, and that a vision of these students is paramount for the construction of these OA É notório que o avanço das tecnologias educacionais vem crescendo significativamente nos tempos atuais e, com isso, deve-se pensar no acesso à mesma de forma a alcançar todas as pessoas, ou seja, torna-la acessível às pessoas com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo discutir a acessibilidade de quatro Objetos de Aprendizagem (OA), que tratam do pensamento estatístico, que estão disponibilizados na plataforma OBAMA/IMD, como materiais pedagógicos inclusivos, sugerindo possibilidades de acessibilidade direcionada para alunos surdos. A metodologia dessa pesquisa se deu a partir de uma revisão bibliográfica e análise descritiva dos OA que apresentam como conteúdo o tratamento da informação e são voltados para os anos iniciais do ensino fundamental. A construção dos resultados se deu pelas sugestões expostas através das análises detalhadas dos OA, de acordo com as necessidades específicas. Essas análises e discussões possibilitaram perceber que ainda há muito a se pensar sobre a acessibilidade direcionada a estudantes surdos, e que, uma visão desses estudantes é primordial para a construção desses OA. 2019-10-29T19:41:22Z 2021-10-05T14:48:36Z 2019-10-29T19:41:22Z 2021-10-05T14:48:36Z 2018-12-12 bachelorThesis 2015048962 SILVA, Layse Kelly Santos da. Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico. 2018. 43 f. TCC (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Departamento de Pedagogia, Curso de Pedagogia, Natal, 2018 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42288 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Objetos de Aprendizagem
Acessibilidade
Surdez
Pensamento estatístico
Learning Objects
Accessibility
Deafness
Statistical Thinking
spellingShingle Objetos de Aprendizagem
Acessibilidade
Surdez
Pensamento estatístico
Learning Objects
Accessibility
Deafness
Statistical Thinking
Silva, Layse Kelly Santos da
Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
description It is notorious that the advance of educational technologies has been growing significantly in the present times and, with this, one must think about access to it in order to reach all people, that is, to make it accessible to people with disabilities. The present work aims to discuss the accessibility of four Learning Objects (OA), aimed at deaf students, who deal with statistical thinking and who are available on the OBAMA / IMD platform, suggesting accessibility possibilities for this student. The methodology of this research was based on a bibliographic review and descriptive analysis of OA that present as content the treatment of information and are aimed at the initial years of elementary education. The construction of the results was based on the suggestions presented through the detailed analysis of the OA, according to the specific needs. These analyzes and discussions made it possible to perceive that there is still a lot to be thought about the accessibility directed to deaf students, and that a vision of these students is paramount for the construction of these OA
author2 Viana, Flávia Roldan
author_facet Viana, Flávia Roldan
Silva, Layse Kelly Santos da
format bachelorThesis
author Silva, Layse Kelly Santos da
author_sort Silva, Layse Kelly Santos da
title Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
title_short Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
title_full Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
title_fullStr Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
title_full_unstemmed Acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
title_sort acessibilidade em objetos de aprendizagem: discutindo possibilidades no contexto da surdez para o pensamento estatístico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42288
work_keys_str_mv AT silvalaysekellysantosda acessibilidadeemobjetosdeaprendizagemdiscutindopossibilidadesnocontextodasurdezparaopensamentoestatistico
_version_ 1773966301503422464