Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil

Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Edu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Luanna Vanessa de Lima e
Outros Autores: Barbosa Junior, Walter Pinheiro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42283
record_format dspace
spelling ri-123456789-422832021-10-05T14:48:24Z Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil Silva, Luanna Vanessa de Lima e Barbosa Junior, Walter Pinheiro Fabíola Fontenele Girardi Barbosa Junior, Walter Pinheiro Girardi, Fabíola Fontenele Oliveira, Jacyene Melo de Criança. Educar e cuidar. Educação Infantil. Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Objetivamos com essa pesquisa nos aproximarmos da compreensão que os educadores da instituição analisada possuíam sobre cuidar e educar. Nosso estudo, foi orientado pela seguinte pergunta: Quais são as concepções dos educadores da Educação Infantil sobre o educar e o cuidar nesta etapa da educação? Para responder a essa pergunta, nos utilizamos da experiência do estágio remunerado em uma turma de educação infantil no papel de auxiliar de sala; questionário com perguntas previamente formuladas e das entrevistas realizadas com três professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Como referencial teórico, assumimos, entre outros autores, Angotti (1995); Barbosa (2010); Craindy (2001); Rosa, Arnoldi (2006); Freire (1996), e nos ancoramos nos documentos de referência para Educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A imersão no CMEI e a leitura dos documentos nos garantiu conhecer algumas práticas do Cuidar e do Educar na Educação Infantil para que pudéssemos refletir acerca de suas consequências. 2017-12-20T15:52:09Z 2021-10-05T14:48:24Z 2017-12-20T15:52:09Z 2021-10-05T14:48:24Z 2017-12 bachelorThesis 2012957214 SILVA, Luanna Vanessa de Lima e. Cuidar e educar: concepções dos educadores da Educação Infantil. 2017. 19 f. Monografia (graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Criança.
Educar e cuidar.
Educação Infantil.
spellingShingle Criança.
Educar e cuidar.
Educação Infantil.
Silva, Luanna Vanessa de Lima e
Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
description Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Objetivamos com essa pesquisa nos aproximarmos da compreensão que os educadores da instituição analisada possuíam sobre cuidar e educar. Nosso estudo, foi orientado pela seguinte pergunta: Quais são as concepções dos educadores da Educação Infantil sobre o educar e o cuidar nesta etapa da educação? Para responder a essa pergunta, nos utilizamos da experiência do estágio remunerado em uma turma de educação infantil no papel de auxiliar de sala; questionário com perguntas previamente formuladas e das entrevistas realizadas com três professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Como referencial teórico, assumimos, entre outros autores, Angotti (1995); Barbosa (2010); Craindy (2001); Rosa, Arnoldi (2006); Freire (1996), e nos ancoramos nos documentos de referência para Educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A imersão no CMEI e a leitura dos documentos nos garantiu conhecer algumas práticas do Cuidar e do Educar na Educação Infantil para que pudéssemos refletir acerca de suas consequências.
author2 Barbosa Junior, Walter Pinheiro
author_facet Barbosa Junior, Walter Pinheiro
Silva, Luanna Vanessa de Lima e
format bachelorThesis
author Silva, Luanna Vanessa de Lima e
author_sort Silva, Luanna Vanessa de Lima e
title Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
title_short Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
title_full Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
title_fullStr Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
title_full_unstemmed Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
title_sort cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283
work_keys_str_mv AT silvaluannavanessadelimae cuidareeducarconcepcoesdoseducadoresdaeducacaoinfantil
_version_ 1773959515764424704