Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil
Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Edu...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42283 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422832021-10-05T14:48:24Z Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil Silva, Luanna Vanessa de Lima e Barbosa Junior, Walter Pinheiro Fabíola Fontenele Girardi Barbosa Junior, Walter Pinheiro Girardi, Fabíola Fontenele Oliveira, Jacyene Melo de Criança. Educar e cuidar. Educação Infantil. Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Objetivamos com essa pesquisa nos aproximarmos da compreensão que os educadores da instituição analisada possuíam sobre cuidar e educar. Nosso estudo, foi orientado pela seguinte pergunta: Quais são as concepções dos educadores da Educação Infantil sobre o educar e o cuidar nesta etapa da educação? Para responder a essa pergunta, nos utilizamos da experiência do estágio remunerado em uma turma de educação infantil no papel de auxiliar de sala; questionário com perguntas previamente formuladas e das entrevistas realizadas com três professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Como referencial teórico, assumimos, entre outros autores, Angotti (1995); Barbosa (2010); Craindy (2001); Rosa, Arnoldi (2006); Freire (1996), e nos ancoramos nos documentos de referência para Educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A imersão no CMEI e a leitura dos documentos nos garantiu conhecer algumas práticas do Cuidar e do Educar na Educação Infantil para que pudéssemos refletir acerca de suas consequências. 2017-12-20T15:52:09Z 2021-10-05T14:48:24Z 2017-12-20T15:52:09Z 2021-10-05T14:48:24Z 2017-12 bachelorThesis 2012957214 SILVA, Luanna Vanessa de Lima e. Cuidar e educar: concepções dos educadores da Educação Infantil. 2017. 19 f. Monografia (graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Criança. Educar e cuidar. Educação Infantil. |
spellingShingle |
Criança. Educar e cuidar. Educação Infantil. Silva, Luanna Vanessa de Lima e Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
description |
Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Objetivamos com essa pesquisa nos aproximarmos da compreensão que os educadores da instituição analisada possuíam sobre cuidar e educar. Nosso estudo, foi orientado pela seguinte pergunta: Quais são as concepções dos educadores da Educação Infantil sobre o educar e o cuidar nesta etapa da educação? Para responder a essa pergunta, nos utilizamos da experiência do estágio remunerado em uma turma de educação infantil no papel de auxiliar de sala; questionário com perguntas previamente formuladas e das entrevistas realizadas com três professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Como referencial teórico, assumimos, entre outros autores, Angotti (1995); Barbosa (2010); Craindy (2001); Rosa, Arnoldi (2006); Freire (1996), e nos ancoramos nos documentos de referência para Educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A imersão no CMEI e a leitura dos documentos nos garantiu conhecer algumas práticas do Cuidar e do Educar na Educação Infantil para que pudéssemos refletir acerca de suas consequências. |
author2 |
Barbosa Junior, Walter Pinheiro |
author_facet |
Barbosa Junior, Walter Pinheiro Silva, Luanna Vanessa de Lima e |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Luanna Vanessa de Lima e |
author_sort |
Silva, Luanna Vanessa de Lima e |
title |
Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
title_short |
Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
title_full |
Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
title_fullStr |
Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
title_sort |
cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283 |
work_keys_str_mv |
AT silvaluannavanessadelimae cuidareeducarconcepcoesdoseducadoresdaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773959515764424704 |