Cuidar e educar: concepções dos educadores da educação infantil

Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Edu...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Luanna Vanessa de Lima e
Outros Autores: Barbosa Junior, Walter Pinheiro
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42283
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Resumo:Este artigo apresenta e problematiza as concepções de educadores e educadoras quanto ao cuidar e educar na primeira infância. Trata-se, da exposição dos resultados da pesquisa que realizamos e que tinha como objeto de estudo: as concepções de educar e cuidar dos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Objetivamos com essa pesquisa nos aproximarmos da compreensão que os educadores da instituição analisada possuíam sobre cuidar e educar. Nosso estudo, foi orientado pela seguinte pergunta: Quais são as concepções dos educadores da Educação Infantil sobre o educar e o cuidar nesta etapa da educação? Para responder a essa pergunta, nos utilizamos da experiência do estágio remunerado em uma turma de educação infantil no papel de auxiliar de sala; questionário com perguntas previamente formuladas e das entrevistas realizadas com três professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dutra. Como referencial teórico, assumimos, entre outros autores, Angotti (1995); Barbosa (2010); Craindy (2001); Rosa, Arnoldi (2006); Freire (1996), e nos ancoramos nos documentos de referência para Educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). A imersão no CMEI e a leitura dos documentos nos garantiu conhecer algumas práticas do Cuidar e do Educar na Educação Infantil para que pudéssemos refletir acerca de suas consequências.