Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Menezes, Rafaela dos Santos
Outros Autores: Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42280
record_format dspace
spelling ri-123456789-422802021-10-05T14:48:18Z Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. Menezes, Rafaela dos Santos Barbosa, Tatyana Mabel Nobre Souza, Ana Santana Brandão, Lucila Carvalho Leite Gênero-textual leitura ensino EJA. LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros textuais, a fim de minimizar a distância existente entre a leitura que se trabalha no contexto escolar e a leitura apresentada na sociedade. Portanto, a presente monografia tem por objeto de estudo defender a importância dos gêneros textuais no processo de leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. Esse caminho se dá a partir da investigação do papel da escola, qual o perfil desse alunado e quais as estratégias de ensino utilizadas. A monografia foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica. Procurei mostrar por meio desta à importância de se trabalhar a leitura através da utilização dos gêneros textuais, utilizando os diversos elementos presentes na rotina desses alunos e valorizando os seus conhecimentos prévios. Evidenciou-se, ainda, a urgência de práticas de leitura significativas, que contribuam para a formação de um sujeito mais crítico e ativo na sociedade o qual está inserido. Dessa maneira, nota-se a urgência de formar alunos capazes de compreender aquilo que lê e não somente de realizar atividades de identificação, além de proporcionar uma educação emancipatória. 2018-02-19T17:20:36Z 2021-10-05T14:48:18Z 2018-02-19T17:20:36Z 2021-10-05T14:48:18Z 2017-06-21 bachelorThesis 2012980301 MENEZES, Rafaela dos Santos. “OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”.2017.36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gênero-textual
leitura
ensino
EJA.
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES.
spellingShingle Gênero-textual
leitura
ensino
EJA.
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES.
Menezes, Rafaela dos Santos
Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
description A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros textuais, a fim de minimizar a distância existente entre a leitura que se trabalha no contexto escolar e a leitura apresentada na sociedade. Portanto, a presente monografia tem por objeto de estudo defender a importância dos gêneros textuais no processo de leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. Esse caminho se dá a partir da investigação do papel da escola, qual o perfil desse alunado e quais as estratégias de ensino utilizadas. A monografia foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica. Procurei mostrar por meio desta à importância de se trabalhar a leitura através da utilização dos gêneros textuais, utilizando os diversos elementos presentes na rotina desses alunos e valorizando os seus conhecimentos prévios. Evidenciou-se, ainda, a urgência de práticas de leitura significativas, que contribuam para a formação de um sujeito mais crítico e ativo na sociedade o qual está inserido. Dessa maneira, nota-se a urgência de formar alunos capazes de compreender aquilo que lê e não somente de realizar atividades de identificação, além de proporcionar uma educação emancipatória.
author2 Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
author_facet Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
Menezes, Rafaela dos Santos
format bachelorThesis
author Menezes, Rafaela dos Santos
author_sort Menezes, Rafaela dos Santos
title Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
title_short Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
title_full Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
title_fullStr Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
title_full_unstemmed Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
title_sort os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280
work_keys_str_mv AT menezesrafaeladossantos osgenerostextuaisnoprocessodeleituranaeducacaodejovenseadultos
_version_ 1773961675853004800