Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42280 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422802021-10-05T14:48:18Z Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. Menezes, Rafaela dos Santos Barbosa, Tatyana Mabel Nobre Souza, Ana Santana Brandão, Lucila Carvalho Leite Gênero-textual leitura ensino EJA. LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros textuais, a fim de minimizar a distância existente entre a leitura que se trabalha no contexto escolar e a leitura apresentada na sociedade. Portanto, a presente monografia tem por objeto de estudo defender a importância dos gêneros textuais no processo de leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. Esse caminho se dá a partir da investigação do papel da escola, qual o perfil desse alunado e quais as estratégias de ensino utilizadas. A monografia foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica. Procurei mostrar por meio desta à importância de se trabalhar a leitura através da utilização dos gêneros textuais, utilizando os diversos elementos presentes na rotina desses alunos e valorizando os seus conhecimentos prévios. Evidenciou-se, ainda, a urgência de práticas de leitura significativas, que contribuam para a formação de um sujeito mais crítico e ativo na sociedade o qual está inserido. Dessa maneira, nota-se a urgência de formar alunos capazes de compreender aquilo que lê e não somente de realizar atividades de identificação, além de proporcionar uma educação emancipatória. 2018-02-19T17:20:36Z 2021-10-05T14:48:18Z 2018-02-19T17:20:36Z 2021-10-05T14:48:18Z 2017-06-21 bachelorThesis 2012980301 MENEZES, Rafaela dos Santos. “OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”.2017.36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Gênero-textual leitura ensino EJA. LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. |
spellingShingle |
Gênero-textual leitura ensino EJA. LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Menezes, Rafaela dos Santos Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
description |
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros textuais, a fim de minimizar a distância existente entre a leitura que se trabalha no contexto escolar e a leitura apresentada na sociedade.
Portanto, a presente monografia tem por objeto de estudo defender a importância dos gêneros textuais no processo de leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. Esse caminho se dá a partir da investigação do papel da escola, qual o perfil desse alunado e quais as estratégias de ensino utilizadas. A monografia foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica. Procurei mostrar por meio desta à importância de se trabalhar a leitura através da utilização dos gêneros textuais, utilizando os diversos elementos presentes na rotina desses alunos e valorizando os seus conhecimentos prévios. Evidenciou-se, ainda, a urgência de práticas de leitura significativas, que contribuam para a formação de um sujeito mais crítico e ativo na sociedade o qual está inserido. Dessa maneira, nota-se a urgência de formar alunos capazes de compreender aquilo que lê e não somente de realizar atividades de identificação, além de proporcionar uma educação emancipatória. |
author2 |
Barbosa, Tatyana Mabel Nobre |
author_facet |
Barbosa, Tatyana Mabel Nobre Menezes, Rafaela dos Santos |
format |
bachelorThesis |
author |
Menezes, Rafaela dos Santos |
author_sort |
Menezes, Rafaela dos Santos |
title |
Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
title_short |
Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
title_full |
Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
title_fullStr |
Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
title_full_unstemmed |
Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
title_sort |
os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280 |
work_keys_str_mv |
AT menezesrafaeladossantos osgenerostextuaisnoprocessodeleituranaeducacaodejovenseadultos |
_version_ |
1773961675853004800 |