Os gêneros textuais no processo de leitura na educação de jovens e adultos.
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42280 |
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Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem apresentado significativas melhorias nos últimos anos, entretanto percebe-se que estes ainda são pouco efetivos, apesar do aumento pela procura dessa modalidade. Dessa forma, busco repensar o ensino e práticas de leitura através da utilização dos gêneros textuais, a fim de minimizar a distância existente entre a leitura que se trabalha no contexto escolar e a leitura apresentada na sociedade.
Portanto, a presente monografia tem por objeto de estudo defender a importância dos gêneros textuais no processo de leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. Esse caminho se dá a partir da investigação do papel da escola, qual o perfil desse alunado e quais as estratégias de ensino utilizadas. A monografia foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica. Procurei mostrar por meio desta à importância de se trabalhar a leitura através da utilização dos gêneros textuais, utilizando os diversos elementos presentes na rotina desses alunos e valorizando os seus conhecimentos prévios. Evidenciou-se, ainda, a urgência de práticas de leitura significativas, que contribuam para a formação de um sujeito mais crítico e ativo na sociedade o qual está inserido. Dessa maneira, nota-se a urgência de formar alunos capazes de compreender aquilo que lê e não somente de realizar atividades de identificação, além de proporcionar uma educação emancipatória. |
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