Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura

The scientific literature reveals that a significant portion of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) has impaired reading comprehension despite evidencing good ability to decode writing. This paper aimed to describe the reading development process of a student with 9 year-old-ASD student, regu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Suellen Alves de Oliveira dos
Outros Autores: Nunes, Débora Regina de Paula
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42273
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42273
record_format dspace
spelling ri-123456789-422732021-10-05T14:48:05Z Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura Santos, Suellen Alves de Oliveira dos Nunes, Débora Regina de Paula Nunes, Débora Regina de Paula Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Walter, Elizabeth Cynthia Transtorno do Espectro Autista. Compreensão leitora. Hiperlexia. The scientific literature reveals that a significant portion of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) has impaired reading comprehension despite evidencing good ability to decode writing. This paper aimed to describe the reading development process of a student with 9 year-old-ASD student, regularly enrolled in the 3rd grade of elementary school. Through a qualitative case study methodology, interviews were conducted with the student, here called the Reader, with his mother and his regular school teacher. The data were also composed of field diary records produced during regular classroom observations. Finally, a reading protocol was used, which aimed to evaluate the student's reading comprehension of expository texts. Convergent with the literature data, the investigated student had characteristics of hyperlexia and reading comprehension difficulties. A literatura científica revela que uma parcela expressiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta prejuízos na compreensão leitora a despeito de evidenciar boa capacidade de decodificar a escrita. O presente trabalho teve por objetivo descrever o processo de desenvolvimento da leitura de um aluno com TEA de 9 anos, regularmente matriculado no 3º ano do ensino fundamental. Por meio de uma metodologia qualitativa de estudo de caso, foram realizadas entrevistas com o aluno, aqui denominado de Leitor, com sua mãe e sua professora do ensino regular. Os dados foram também compostos por registros de diário de campo, produzidos durante observações em sala de aula regular. Por fim, foi utilizado um protocolo de leitura, cujo objetivo foi avaliar a compreensão leitora do aluno de textos expositivos. Convergente com os dados da literatura, o aluno investigado possuía características de hiperlexia e dificuldades de compreensão leitora. 2020-02-17T11:54:08Z 2021-10-05T14:48:05Z 2020-02-17T11:54:08Z 2021-10-05T14:48:05Z 2019-12-02 bachelorThesis 2016052020 SANTOS, Suellen Alves de Oliveira dos. Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura. 2019. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42273 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Transtorno do Espectro Autista.
Compreensão leitora.
Hiperlexia.
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista.
Compreensão leitora.
Hiperlexia.
Santos, Suellen Alves de Oliveira dos
Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
description The scientific literature reveals that a significant portion of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) has impaired reading comprehension despite evidencing good ability to decode writing. This paper aimed to describe the reading development process of a student with 9 year-old-ASD student, regularly enrolled in the 3rd grade of elementary school. Through a qualitative case study methodology, interviews were conducted with the student, here called the Reader, with his mother and his regular school teacher. The data were also composed of field diary records produced during regular classroom observations. Finally, a reading protocol was used, which aimed to evaluate the student's reading comprehension of expository texts. Convergent with the literature data, the investigated student had characteristics of hyperlexia and reading comprehension difficulties.
author2 Nunes, Débora Regina de Paula
author_facet Nunes, Débora Regina de Paula
Santos, Suellen Alves de Oliveira dos
format bachelorThesis
author Santos, Suellen Alves de Oliveira dos
author_sort Santos, Suellen Alves de Oliveira dos
title Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
title_short Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
title_full Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
title_fullStr Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
title_sort transtorno do espectro autista (tea): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42273
work_keys_str_mv AT santossuellenalvesdeoliveirados transtornodoespectroautistateaumestudodecasosobreoprocessodedesenvolvimentodaleitura
_version_ 1773963781092671488