Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a par...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42268 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422682021-10-05T14:47:56Z Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos Xavier, Raniely Leite Calado, Vânia Aparecida Fonseca, Géssica Fabiely Aguiar, Alexandre da Silva Educação de Jovens e Adultos Afetividade Lúdico Formação do Pedagogo O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a partir de três possibilidades: o uso dos diferentes gêneros textuais, o lúdico e a afetividade. O presente trabalho tem por objetivo descrever acerca das práticas e relações vivenciadas durante o período de observação e realização do Estágio Supervisionado da Formação de Professor III, concretizado numa instituição de ensino da rede pública da cidade do Natal/RN, escolhida para o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de intervenção que teve como título “Leitura e Escrita dos Gêneros Textuais” no qual o lúdico e a afetividade também se fizeram presente. Tal proposta surge da necessidade de colaborar com o processo de aprendizagem desses educandos no tocante a apropriação do sistema de leitura e escrita por considerar que os mesmos durante suas trajetórias de escolarização tiveram acesso restrito. Após realização deste trabalho, pudemos perceber quão grande e importante é o papel do professor em sala de aula, pois cabe a ele levar os alunos a desenvolverem suas possibilidades. Mas, para que isso ocorra, é necessário que esse profissional esteja comprometido com sua prática e que a sua formação tenha lhe dado subsídios suficientes para desenvolvê-la. Nessa perspectiva, o lúdico e a afetividade passam a ser grandes aliados do professor em suas práticas educacionais. 2018-02-16T16:17:42Z 2021-10-05T14:47:56Z 2018-02-16T16:17:42Z 2021-10-05T14:47:56Z 2017-07 bachelorThesis 2011001046 XAVIER, Raniely Leite. Recursos Lúdicos e a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Afetividade Lúdico Formação do Pedagogo |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Afetividade Lúdico Formação do Pedagogo Xavier, Raniely Leite Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
description |
O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a partir de três possibilidades: o uso dos diferentes gêneros textuais, o lúdico e a afetividade. O presente trabalho tem por objetivo descrever acerca das práticas e relações vivenciadas durante o período de observação e realização do Estágio Supervisionado da Formação de Professor III, concretizado numa instituição de ensino da rede pública da cidade do Natal/RN, escolhida para o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de intervenção que teve como título “Leitura e Escrita dos Gêneros Textuais” no qual o lúdico e a afetividade também se fizeram presente. Tal proposta surge da necessidade de colaborar com o processo de aprendizagem desses educandos no tocante a apropriação do sistema de leitura e escrita por considerar que os mesmos durante suas trajetórias de escolarização tiveram acesso restrito. Após realização deste trabalho, pudemos perceber quão grande e importante é o papel do professor em sala de aula, pois cabe a ele levar os alunos a desenvolverem suas possibilidades. Mas, para que isso ocorra, é necessário que esse profissional esteja comprometido com sua prática e que a sua formação tenha lhe dado subsídios suficientes para desenvolvê-la. Nessa perspectiva, o lúdico e a afetividade passam a ser grandes aliados do professor em suas práticas educacionais. |
author2 |
Calado, Vânia Aparecida |
author_facet |
Calado, Vânia Aparecida Xavier, Raniely Leite |
format |
bachelorThesis |
author |
Xavier, Raniely Leite |
author_sort |
Xavier, Raniely Leite |
title |
Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
title_short |
Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
title_full |
Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
title_sort |
recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268 |
work_keys_str_mv |
AT xavierranielyleite recursosludicoseaeducacaodejovenseadultos |
_version_ |
1773964435118882816 |