Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos

O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a par...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Xavier, Raniely Leite
Outros Autores: Calado, Vânia Aparecida
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42268
record_format dspace
spelling ri-123456789-422682021-10-05T14:47:56Z Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos Xavier, Raniely Leite Calado, Vânia Aparecida Fonseca, Géssica Fabiely Aguiar, Alexandre da Silva Educação de Jovens e Adultos Afetividade Lúdico Formação do Pedagogo O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a partir de três possibilidades: o uso dos diferentes gêneros textuais, o lúdico e a afetividade. O presente trabalho tem por objetivo descrever acerca das práticas e relações vivenciadas durante o período de observação e realização do Estágio Supervisionado da Formação de Professor III, concretizado numa instituição de ensino da rede pública da cidade do Natal/RN, escolhida para o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de intervenção que teve como título “Leitura e Escrita dos Gêneros Textuais” no qual o lúdico e a afetividade também se fizeram presente. Tal proposta surge da necessidade de colaborar com o processo de aprendizagem desses educandos no tocante a apropriação do sistema de leitura e escrita por considerar que os mesmos durante suas trajetórias de escolarização tiveram acesso restrito. Após realização deste trabalho, pudemos perceber quão grande e importante é o papel do professor em sala de aula, pois cabe a ele levar os alunos a desenvolverem suas possibilidades. Mas, para que isso ocorra, é necessário que esse profissional esteja comprometido com sua prática e que a sua formação tenha lhe dado subsídios suficientes para desenvolvê-la. Nessa perspectiva, o lúdico e a afetividade passam a ser grandes aliados do professor em suas práticas educacionais. 2018-02-16T16:17:42Z 2021-10-05T14:47:56Z 2018-02-16T16:17:42Z 2021-10-05T14:47:56Z 2017-07 bachelorThesis 2011001046 XAVIER, Raniely Leite. Recursos Lúdicos e a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação de Jovens e Adultos
Afetividade
Lúdico
Formação do Pedagogo
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
Afetividade
Lúdico
Formação do Pedagogo
Xavier, Raniely Leite
Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
description O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a partir de três possibilidades: o uso dos diferentes gêneros textuais, o lúdico e a afetividade. O presente trabalho tem por objetivo descrever acerca das práticas e relações vivenciadas durante o período de observação e realização do Estágio Supervisionado da Formação de Professor III, concretizado numa instituição de ensino da rede pública da cidade do Natal/RN, escolhida para o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de intervenção que teve como título “Leitura e Escrita dos Gêneros Textuais” no qual o lúdico e a afetividade também se fizeram presente. Tal proposta surge da necessidade de colaborar com o processo de aprendizagem desses educandos no tocante a apropriação do sistema de leitura e escrita por considerar que os mesmos durante suas trajetórias de escolarização tiveram acesso restrito. Após realização deste trabalho, pudemos perceber quão grande e importante é o papel do professor em sala de aula, pois cabe a ele levar os alunos a desenvolverem suas possibilidades. Mas, para que isso ocorra, é necessário que esse profissional esteja comprometido com sua prática e que a sua formação tenha lhe dado subsídios suficientes para desenvolvê-la. Nessa perspectiva, o lúdico e a afetividade passam a ser grandes aliados do professor em suas práticas educacionais.
author2 Calado, Vânia Aparecida
author_facet Calado, Vânia Aparecida
Xavier, Raniely Leite
format bachelorThesis
author Xavier, Raniely Leite
author_sort Xavier, Raniely Leite
title Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
title_short Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
title_full Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
title_fullStr Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
title_sort recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268
work_keys_str_mv AT xavierranielyleite recursosludicoseaeducacaodejovenseadultos
_version_ 1773964435118882816