Recursos lúdicos e a educação de jovens e adultos
O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a par...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42268 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso aqui exposto trata-se de um relatório de práticas educativas, fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de 5º Ano de nível II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando atividades pedagógicas com gêneros textuais. Atividades essas, desenvolvidas a partir de três possibilidades: o uso dos diferentes gêneros textuais, o lúdico e a afetividade. O presente trabalho tem por objetivo descrever acerca das práticas e relações vivenciadas durante o período de observação e realização do Estágio Supervisionado da Formação de Professor III, concretizado numa instituição de ensino da rede pública da cidade do Natal/RN, escolhida para o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de intervenção que teve como título “Leitura e Escrita dos Gêneros Textuais” no qual o lúdico e a afetividade também se fizeram presente. Tal proposta surge da necessidade de colaborar com o processo de aprendizagem desses educandos no tocante a apropriação do sistema de leitura e escrita por considerar que os mesmos durante suas trajetórias de escolarização tiveram acesso restrito. Após realização deste trabalho, pudemos perceber quão grande e importante é o papel do professor em sala de aula, pois cabe a ele levar os alunos a desenvolverem suas possibilidades. Mas, para que isso ocorra, é necessário que esse profissional esteja comprometido com sua prática e que a sua formação tenha lhe dado subsídios suficientes para desenvolvê-la. Nessa perspectiva, o lúdico e a afetividade passam a ser grandes aliados do professor em suas práticas educacionais. |
---|