A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica com muitas singularidades e especificidades. Dar aula para esse público requer uma formação inicial do professor que o habilite a lidar e mediar com essas especificidades (cansaço dos alunos devido a jornada de trabalho; dispar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sousa, Ana Beatriz Santos de
Outros Autores: Aguiar, Alexandre da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42266
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42266
record_format dspace
spelling ri-123456789-422662021-10-05T14:47:53Z A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos Sousa, Ana Beatriz Santos de Aguiar, Alexandre da Silva Azevedo, Alessandro Augusto de Costa, Vânia Aparecida Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciaturas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica com muitas singularidades e especificidades. Dar aula para esse público requer uma formação inicial do professor que o habilite a lidar e mediar com essas especificidades (cansaço dos alunos devido a jornada de trabalho; disparidade etária entre os alunos; falta de material didático apropriado para a EJA; evasão escolar), porém, muitas vezes, a formação na licenciatura não os prepara para trabalhar na EJA. Com o objetivo de fazer um levantamento sobre o que a literatura tem a contribuir sobre a formação inicial do licenciando para a Educação de Jovens e Adultos, este trabalho apresenta reflexões relacionadas ao tema. Para tanto, foram revisados as obras e textos de vários autores que escreveram sobre o assunto, como, por exemplo, Arroyo (2006), Barreto (2006), Freire (1996; 2014), Soares (2008; 2011), Di Pierro (2001), Zanetti (2011), Kleiman (2011), Haddad (2000), Oliveira (2013), Collares, Moysés, Geraldi (1999), dentre outros. Como resultados encontrados na pesquisa, estão os principais desafios que permeiam a formação inicial do educador de jovens e adultos, assim como as perspectivas para possíveis transformações na modalidade de ensino, no que concerne a formação dos seus professores. 2019-07-23T15:41:17Z 2021-10-05T14:47:53Z 2019-07-23T15:41:17Z 2021-10-05T14:47:53Z 2018-12-20 bachelorThesis 2015047221 SOUSA, Ana Beatriz Santos de. A formação inicial do licenciando e a Educação de Jovens e Adultos. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42266 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Licenciaturas.
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Licenciaturas.
Sousa, Ana Beatriz Santos de
A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica com muitas singularidades e especificidades. Dar aula para esse público requer uma formação inicial do professor que o habilite a lidar e mediar com essas especificidades (cansaço dos alunos devido a jornada de trabalho; disparidade etária entre os alunos; falta de material didático apropriado para a EJA; evasão escolar), porém, muitas vezes, a formação na licenciatura não os prepara para trabalhar na EJA. Com o objetivo de fazer um levantamento sobre o que a literatura tem a contribuir sobre a formação inicial do licenciando para a Educação de Jovens e Adultos, este trabalho apresenta reflexões relacionadas ao tema. Para tanto, foram revisados as obras e textos de vários autores que escreveram sobre o assunto, como, por exemplo, Arroyo (2006), Barreto (2006), Freire (1996; 2014), Soares (2008; 2011), Di Pierro (2001), Zanetti (2011), Kleiman (2011), Haddad (2000), Oliveira (2013), Collares, Moysés, Geraldi (1999), dentre outros. Como resultados encontrados na pesquisa, estão os principais desafios que permeiam a formação inicial do educador de jovens e adultos, assim como as perspectivas para possíveis transformações na modalidade de ensino, no que concerne a formação dos seus professores.
author2 Aguiar, Alexandre da Silva
author_facet Aguiar, Alexandre da Silva
Sousa, Ana Beatriz Santos de
format bachelorThesis
author Sousa, Ana Beatriz Santos de
author_sort Sousa, Ana Beatriz Santos de
title A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
title_short A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
title_full A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
title_fullStr A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
title_sort formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42266
work_keys_str_mv AT sousaanabeatrizsantosde aformacaoinicialdolicenciandoeaeducacaodejovenseadultos
AT sousaanabeatrizsantosde formacaoinicialdolicenciandoeaeducacaodejovenseadultos
_version_ 1773966608761356288