A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica com muitas singularidades e especificidades. Dar aula para esse público requer uma formação inicial do professor que o habilite a lidar e mediar com essas especificidades (cansaço dos alunos devido a jornada de trabalho; dispar...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42266 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42266 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-422662021-10-05T14:47:53Z A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos Sousa, Ana Beatriz Santos de Aguiar, Alexandre da Silva Azevedo, Alessandro Augusto de Costa, Vânia Aparecida Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciaturas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica com muitas singularidades e especificidades. Dar aula para esse público requer uma formação inicial do professor que o habilite a lidar e mediar com essas especificidades (cansaço dos alunos devido a jornada de trabalho; disparidade etária entre os alunos; falta de material didático apropriado para a EJA; evasão escolar), porém, muitas vezes, a formação na licenciatura não os prepara para trabalhar na EJA. Com o objetivo de fazer um levantamento sobre o que a literatura tem a contribuir sobre a formação inicial do licenciando para a Educação de Jovens e Adultos, este trabalho apresenta reflexões relacionadas ao tema. Para tanto, foram revisados as obras e textos de vários autores que escreveram sobre o assunto, como, por exemplo, Arroyo (2006), Barreto (2006), Freire (1996; 2014), Soares (2008; 2011), Di Pierro (2001), Zanetti (2011), Kleiman (2011), Haddad (2000), Oliveira (2013), Collares, Moysés, Geraldi (1999), dentre outros. Como resultados encontrados na pesquisa, estão os principais desafios que permeiam a formação inicial do educador de jovens e adultos, assim como as perspectivas para possíveis transformações na modalidade de ensino, no que concerne a formação dos seus professores. 2019-07-23T15:41:17Z 2021-10-05T14:47:53Z 2019-07-23T15:41:17Z 2021-10-05T14:47:53Z 2018-12-20 bachelorThesis 2015047221 SOUSA, Ana Beatriz Santos de. A formação inicial do licenciando e a Educação de Jovens e Adultos. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42266 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciaturas. |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Licenciaturas. Sousa, Ana Beatriz Santos de A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica com muitas singularidades e especificidades. Dar aula para esse público requer uma formação inicial do professor que o habilite a lidar e mediar com essas especificidades (cansaço dos alunos devido a jornada de trabalho; disparidade etária entre os alunos; falta de material didático apropriado para a EJA; evasão escolar), porém, muitas vezes, a formação na licenciatura não os prepara para trabalhar na EJA. Com o objetivo de fazer um levantamento sobre o que a literatura tem a contribuir sobre a formação inicial do licenciando para a Educação de Jovens e Adultos, este trabalho apresenta reflexões relacionadas ao tema. Para tanto, foram revisados as obras e textos de vários autores que escreveram sobre o assunto, como, por exemplo, Arroyo (2006), Barreto (2006), Freire (1996; 2014), Soares (2008; 2011), Di Pierro (2001), Zanetti (2011), Kleiman (2011), Haddad (2000), Oliveira (2013), Collares, Moysés, Geraldi (1999), dentre outros. Como resultados encontrados na pesquisa, estão os principais desafios que permeiam a formação inicial do educador de jovens e adultos, assim como as perspectivas para possíveis transformações na modalidade de ensino, no que concerne a formação dos seus professores. |
author2 |
Aguiar, Alexandre da Silva |
author_facet |
Aguiar, Alexandre da Silva Sousa, Ana Beatriz Santos de |
format |
bachelorThesis |
author |
Sousa, Ana Beatriz Santos de |
author_sort |
Sousa, Ana Beatriz Santos de |
title |
A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
title_short |
A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
title_full |
A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
A formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
title_sort |
formação inicial do licenciando e a educação de jovens e adultos |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42266 |
work_keys_str_mv |
AT sousaanabeatrizsantosde aformacaoinicialdolicenciandoeaeducacaodejovenseadultos AT sousaanabeatrizsantosde formacaoinicialdolicenciandoeaeducacaodejovenseadultos |
_version_ |
1773966608761356288 |