Memórias e reflexões: educação formal e não-formal na formação inicial de uma pedagoga

Este Memorial Formativo de conclusão no curso tem por objetivo refletir sobre as contribuições das relações entre as vivências no Movimento Escoteiro e na escola na formação inicial em pedagogia, além de pensar sobre como esta formação inicial propiciou novos significados e sentidos para momentos, a...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marcelino, Zilana Teixeira
Outros Autores: Costa, Vânia Aparecida
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42255
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Descrição
Resumo:Este Memorial Formativo de conclusão no curso tem por objetivo refletir sobre as contribuições das relações entre as vivências no Movimento Escoteiro e na escola na formação inicial em pedagogia, além de pensar sobre como esta formação inicial propiciou novos significados e sentidos para momentos, atividades e ações rememoradas. Lançando mão de conceitos de educação formal e não-formal a partir de Gohn (2006, 2008, 2014), discussões sobre outros aspectos da educação, aprendizagem e desenvolvimento são guiados a partir de Vigotski (2007, 2018) e outros autores que discutem o assunto partindo de uma perspectiva histórico-cultural, além de outros teóricos que somam aos debates. As reflexões geradas suscitaram a possibilidade de ressignificações do que foi vivido, gerando nova compreensão sobre as dinâmicas durante os processos de aprendizagem nesses espaços, além de provocar novas questões e inquietações, possíveis objetos de novas pesquisas.