O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada

Humanized teaching in a hospital context nowadays demands discussions, reflections and pedagogical actions aimed essentially at promoting the well-being of hospitalized children and consequently their self-esteem. In this study, concerns about the theme emerge, evidencing as a central objective:...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Valéria Xavier do
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42252
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42252
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação
Ensino humanizado
Criança hospitalizada
Education;
humanized teaching
Hospitalized child
spellingShingle Educação
Ensino humanizado
Criança hospitalizada
Education;
humanized teaching
Hospitalized child
Nascimento, Valéria Xavier do
O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
description Humanized teaching in a hospital context nowadays demands discussions, reflections and pedagogical actions aimed essentially at promoting the well-being of hospitalized children and consequently their self-esteem. In this study, concerns about the theme emerge, evidencing as a central objective: to analyze and characterize how is evidenced humanized teaching in a hospital context to promote the self-esteem and well-being of hospitalized children. The question that guides the discussions of this, intends to know: how humanized teaching in the hospital context possibly have contributed to the promotion of the self-esteem and well-being of hospitalized children? For that, we adopted the exploratory research of theoretical and empirical character as methodological principles, according to the qualitative research approach. Based on observations and interviews with a pedagogue who works in the hospital class of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL), in order to produce the material for analysis. The theoretical assumptions that support this research follow from authors such as Matos and Mugiatti (2009; 2014) who discuss education in the hospital context; Fontes (2005) and Fonseca (2008) and their respective approaches on humanization in the hospital educational context, among other authors that corroborate to the deepening of the themes. We believe that humanized teaching in a hospital context actually enhances the self-esteem and well-being of hospitalized children, because of this human question that integrates the being into its most complex needs, showing its ability to overcome the disease state and of hospitalization, stimulating teaching and learning and rescuing the hope of the hospitalized child.
author2 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
author_facet Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Nascimento, Valéria Xavier do
format bachelorThesis
author Nascimento, Valéria Xavier do
author_sort Nascimento, Valéria Xavier do
title O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
title_short O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
title_full O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
title_fullStr O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
title_full_unstemmed O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
title_sort o ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42252
work_keys_str_mv AT nascimentovaleriaxavierdo oensinohumanizadoemcontextohospitalarasuarelevanciaparaaautoestimaebemestardacriancahospitalizada
_version_ 1773962525270867968
spelling ri-123456789-422522021-10-05T14:47:27Z O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada Nascimento, Valéria Xavier do Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Medeiros, Ana Glícia de Souza Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Educação Ensino humanizado Criança hospitalizada Education; humanized teaching Hospitalized child Humanized teaching in a hospital context nowadays demands discussions, reflections and pedagogical actions aimed essentially at promoting the well-being of hospitalized children and consequently their self-esteem. In this study, concerns about the theme emerge, evidencing as a central objective: to analyze and characterize how is evidenced humanized teaching in a hospital context to promote the self-esteem and well-being of hospitalized children. The question that guides the discussions of this, intends to know: how humanized teaching in the hospital context possibly have contributed to the promotion of the self-esteem and well-being of hospitalized children? For that, we adopted the exploratory research of theoretical and empirical character as methodological principles, according to the qualitative research approach. Based on observations and interviews with a pedagogue who works in the hospital class of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL), in order to produce the material for analysis. The theoretical assumptions that support this research follow from authors such as Matos and Mugiatti (2009; 2014) who discuss education in the hospital context; Fontes (2005) and Fonseca (2008) and their respective approaches on humanization in the hospital educational context, among other authors that corroborate to the deepening of the themes. We believe that humanized teaching in a hospital context actually enhances the self-esteem and well-being of hospitalized children, because of this human question that integrates the being into its most complex needs, showing its ability to overcome the disease state and of hospitalization, stimulating teaching and learning and rescuing the hope of the hospitalized child. O ensino humanizado em contexto hospitalar atualmente, demanda discussões, reflexões e ações pedagógicas voltadas essencialmente para promoção do bem-estar da criança hospitalizada e consequentemente de sua autoestima. Emerge nesse estudo, preocupações acerca da temática, evidenciando como objetivo central: analisar e caracterizar como está evidenciado o ensino humanizado em contexto hospitalar para promoção da autoestima e bem-estar da criança hospitalizada. A questão que norteia as discussões deste, pretende saber: como o ensino humanizado no contexto hospitalar possivelmente têm contribuído para a promoção da autoestima e bem-estar das crianças hospitalizadas? Para tanto, adotamos como princípios metodológicos a pesquisa exploratória de caráter teórico e empírico, conforme a abordagem qualitativa de pesquisa. Partindo de observações e entrevista realizada com uma pedagoga que atua na classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a fim de produzir o material para análise. Os pressupostos teóricos que amparam esta investigação, segue a partir de autores como Matos e Mugiatti (2009; 2014) que discutem a educação no contexto hospitalar; Fontes (2005) e Fonseca (2008) e suas respectivas abordagens sobre a humanização no contexto educacional hospitalar, dentre outros autores que corroboram para o aprofundamento das temáticas. Consideramos que o ensino humanizado em contexto hospital, de fato proporciona a elevação da autoestima e bem-estar das crianças hospitalizadas, por essa questão humana que integra o ser em suas necessidades mais complexas, mostrando a sua capacidade de superação diante do estado da doença e da hospitalização, estimulando o ensino e aprendizado e resgatando a esperança da criança hospitalizada. 2018-03-07T13:52:32Z 2021-10-05T14:47:27Z 2018-03-07T13:52:32Z 2021-10-05T14:47:27Z 2017-12-13 bachelorThesis 2013030922 NASCIMENTO, Valéria Xavier do. O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada. 2017. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42252 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia (presencial)